Sonhar com o sucesso faz parte do espírito empreendedor. Mas, na busca da realização do sucesso na atividade empresarial, a permissão para subjetivismo se encerra aí. Pois, para que uma empresa atinja sua raison d’être, faz-se necessário know how, disciplina e gestão.
Em um tempo em que os clientes são cada vez mais exigentes e a concorrência extremamente competitiva e crescente, não há espaço para amadorismo. As empresas que querem se destacar de forma definitiva neste cenário sabem que devem ser especialistas em sua área de atuação e eficientes em seus processos.
Como qualquer área de conhecimento, a administração de empresas tem evoluído muito para atender esta realidade do mundo corporativo, desenvolvendo não apenas conceitos, mas já aplicando métodos, otimizando mecanismos, aprimorando ferramentas e empregando soluções complexas para produzir níveis de excelência através da gestão eficiente das empresas.
O meio para alcançar a excelência em produtos e serviços, e ainda gerar riquezas, é o controle total das atividades operacionais da empresa, em seus muitos níveis, departamentos e intervalos. Tarefa hercúlea e complexa, porém, inevitável. Lembre-se, não há espaço para amadorismo.
Por isso, é fundamental a implantação de um sistema de gestão que integre a grande diversidade de processos que compõem as atividades operacionais de uma empresa.
Especialmente em razão da grande complexidade em integrar as atividades operacionais de uma empresa, não importa seu tamanho ou área de atuação, é preciso entender que há etapas graduais e sucessivas na implantação de um sistema de gestão de processos.
1. Fundamente a empresa sob uma cultura de transformação. Cada colaborador precisa entender que faz parte de um organismo em desenvolvimento e que, muitas vezes, pode ser necessário mudar rotinas para corrigir eventuais desvios.
2. Desenhe o Modelo de Negócio. Saber aonde se quer chegar é importante. Mas, traçar a rota para a melhor trajetória, é fundamental.
3. Envolva as equipes na implantação do sistema de gestão. É muito importante que cada um dos membros da equipe se sinta parte dos objetivos da empresa e participantes dos passos que levarão a empresa a um novo capítulo de sua história. Crie um canal para contar aos seus colaboradores sobre seus planos. Treine. Incentive.
4. Desenvolva um mapeamento de cada área. É necessário saber quais são as atividades desempenhadas em cada departamento, e por cada um de seus componentes, a fim de identificar possíveis áreas críticas.
5. Indexe, acompanhe, controle e corrija. Não é possível gerenciar o que não é mensurável. Então, crie as medições necessárias. Acompanhe as atividades, após a implantação dos novos métodos. Controle os pontos críticos das atividades de cada setor e corrija os desvios de funcionalidade.
Certamente, é uma tarefa e tanto gerenciar tantas variáveis e, criar os mecanismos desta gestão, não é nada fácil. Poder contar com ajuda e expertise de quem já trilhou este caminho pode proporcionar um ganho exponencial econômico e de tempo.
A Magistech, formada por profissionais multidisciplinares, formados pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de ERP, e com inúmeros cases de sucesso, criaram uma solução completa para maior eficiência na gestão de processos de empresas de vários segmentos.
Para conhecer a solução integrada desenvolvida pela Magistech, visite o website e veja como a experiência da Magistech pode contribuir para aprimorar os processos internos de sua empresa.
Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?