A exemplo de outros produtos agropecuários brasileiros, como soja e açúcar, as exportações de lácteos também cresceram no acumulado do ano, em comparação com os primeiros sete meses de 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base em dados do Ministério da Economia.
De janeiro a julho, o aumento nas vendas externas foi de 22,8% em valor e 21,9% em volume, intensificado sobretudo pelos embarques de leite em pó, leite modificado e creme de leite de leite.
Em julho deste ano, as exportações tiveram alta ainda maior, de 50,9%, em relação ao mesmo mês de 2019. Os embargues de lácteos totalizam US$ 6,7 milhões em julho de 2020.
Análise da balança comercial de lácteos de julho e do acumulado do ano publicada pela CNA:
“A receita gerada pelas exportações de produtos lácteos brasileiros no mês de julho foi 50,9% maior em relação à 2019, somando US$ 6,7 milhões.
As principais variações nas vendas de lácteos no mês de julho se deram para os queijos (+US$ 834,9 mil), o leite condensado (+US$ 709,3 mil) e para o leite modificado (+US$ 593,7 mil).
Para os primeiros sete meses do ano, o aumento nas vendas foi de 22,8% em valor e 21,9% em volume, e foi intensificado devido à alta nas exportações de leite em pó, leite modificado e creme de leite.
No caso do leite em pó, o grande volume exportado para a Argélia em janeiro desse ano ainda é a principal razão para o aumento de US$ 2,8 milhões nas vendas do produto nos primeiros sete meses de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O montante exportado (US$ 3,1 milhões) representou 91% de todo o leite em pó exportado pelo Brasil nos primeiros sete meses de 2020.
Já o leite modificado registrou aumento de US$ 2,4 milhões nas exportações dos primeiros sete meses em relação ao mesmo período de 2019, devido ao montante exportado para a Venezuela (US$ 2,1 milhões) e para a Argentina (US$ 1,5 milhão) no período.
Por fim, os aumentos de US$ 375,6 mil nos embarques de creme de leite para a República Dominicana, US$ 235,5 mil para o Catar e US$ 218,7 mil para o Paraguai nos primeiros sete meses de 2020 contribuiu para o aumento de US$ 1,3 milhão no agregado das vendas do produto em 2020, em relação ao mesmo período de 2019.”
Fonte: Agroemdia