Indicadores de qualidade e sua relação com o ERP

Indicadores de qualidade e sua relação com o ERP

maio 8, 2020

Os indicadores de qualidade são ferramentas-chave para o sucesso da gestão de qualquer negócio.

Eles são responsáveis por avaliar o desempenho da empresa e ajudam a obter informações que auxiliam na tomada de decisão estratégica.

Também chamados de Key Performance Indicators (KPI), com os indicadores é possível prevenir problemas, resolver crises e aperfeiçoar todos os processos que estão abaixo do esperado.

Além disso, os indicadores de qualidade melhoram a qualidade dos serviços e produtos oferecidos para o seu cliente.

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho que a sua empresa pode adotar. Então, vale ressaltar que você não precisa escolher apenas um.

A sua marca pode trabalhar com diversos indicadores ao mesmo tempo, tudo isso para garantir o crescimento da sua organização.

Vamos aprender quais são os principais tipos de indicadores de desempenho e também qual é a sua relação com o ERP?

1. Indicador de eficiência

O indicador de eficiência é responsável por avaliar quantos recursos são necessários para realizar as atividades diárias dos funcionários.

Ele avalia os desperdícios que estão acontecendo e como garantir mais produtividade.

Ao adquirir um sistema completo de ERP, a sua empresa pode mensurar o indicador de eficiência avaliando:

  • calendário de entregas;
  • compra de matéria-prima;
  • custos de produção;
  • prazo de entrega;
  • tempo necessário para o planejamento do material;
  • valor de venda.
2. Indicador de efetividade

Você também precisa saber se os seus produtos e serviços estão funcionando e atendendo às necessidades dos seus clientes.

Por isso, o indicador de efetividade é importante para conferir a influência que você oferece na vida dos seus consumidores.

Para que o indicador de efetividade funcione da melhor maneira, o sistema ERP envia pesquisa de satisfação aos clientes para conferir o que eles pensam da sua marca, atendimento, qualidade de produto, serviços e muito mais.

3. Indicadores de qualidade de satisfação

Como citamos nos indicadores de qualidade de efetividade, além de avaliar a eficácia dos seus produtos e serviços, as pesquisas de satisfação são ótimas aliadas para conferir se os seus clientes são leais ao seu negócio.

O índice de satisfação é um dos indicadores de qualidade indicados para o sucesso do seu negócio.

Além de aplicar com o público externo, saiba que você pode inserir na rotina da comunicação interna, avaliando se os seus funcionários estão (ou não) satisfeitos com o clima organizacional da sua empresa.

4. Indicador de segurança

Um dos indicadores de qualidade mais importantes para a sua empresa são os de segurança. Ele permite avaliar quais são os principais danos à saúde ou à integridade física do seu cliente.

Esse serviço é essencial para indústria de alimentos, de equipamentos e demais outras indústrias em que os indicadores de segurança e as normas são essenciais para a segurança dos colaboradores e dos clientes.

Essa métrica deve ser calculada avaliando as medidas de segurança e conferindo se o seu produto está de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Dessa maneira, o setor de qualidade da sua organização promove testes com os produtos, alimenta o sistema ERP e só deve enviar para o próximo passo se tudo estiver de acordo com as normas legais, isso garante mais segurança tanto para o seu consumidor quanto para a sua empresa, além de evitar processos e estresses desnecessários.

5. Indicador de reclamação dos clientes

Um dos indicadores de qualidade que você jamais pode ignorar é o de reclamação dos clientes.

 Isso porque, se os seus consumidores estão falando mal do atendimento ou até mesmo do produto, você precisa corrigir isso imediatamente.

 Além disso, reclamações são sinônimos de que algo não vai bem na sua empresa.

 Conhecer o comportamento do consumidor e ter um especialista em customer experience é uma ótima alternativa para diminuir as reclamações.

Para avaliar o indicador, sempre faça a integração das reclamações dos seus clientes (seja por telefone, presencialmente, site ou mídias sociais) com o sistema ERP para manter um histórico e conferir a quantidade de reclamações.

6. Indicador de turnover

Além de ter total atenção com indicadores de qualidade que influenciam diretamente no seu cliente, você precisa investir em métricas internas, como é o caso das pesquisas de satisfação (que abordamos no item 3) e o indicador de turnover.

O turnover avalia a taxa de rotatividade dos seus funcionários.

Para isso, o sistema ERP faz um cálculo da porcentagem de substituição de funcionários antigos por novos. Além disso, ele avalia a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores.

Tenha a certeza de que um alto percentual de turnover prejudica muito as atividades da sua empresa.

Afinal, é preciso investir tempo (e dinheiro) na rescisão do funcionário antigo e na contratação (e treinamento) do novo colaborador. Por isso, atente-se com esse indicador para tornar a sua organização um ótimo local para se trabalhar e evitar a rotatividade.

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