O setor de logística está relacionado ao gerenciamento e execução das atividades no interior de uma indústria, desde o planejamento de armazenagem, movimentação e distribuição de produtos, até o atendimento às demandas dos consumidores, entre outros fatores.
Atualmente, as indústrias têm preferência por uma logística integrada. Contudo, em dado momento, há certa dificuldade, pois o funcionário pode não conseguir cumprir com os resultados previstos. Isto acontece devido aos diversos processos envolvendo clientes, fornecedores e consumidores.
Para que as empresas pudessem atender todas as demandas em um curto espaço de tempo, surgiu o sistema ERP. Esse sistema conta com funcionalidades capazes de controlar toda a gestão de processos e informações, armazenar e analisar os dados e permitir a integração dos diferentes setores.
Após possibilitar o cruzamento de todas as informações necessária à indústria, o gestor consegue ter uma visão maior do desempenho do seu empreendimento. Apesar dos benefícios e vantagens que a solução oferece, é necessário que todos que fazem parte da corporação saibam qual a melhor forma de usufruir essa tecnologia nos processos logísticos da indústria.
Vantagens obtidas por meio do uso do ERP no controle da logística
Com a implantação do sistema de gestão ERP, a primeira mudança a ser notada é a eliminação de trabalhos que antes eram realizados por meio de blocos de notas, cadernos ou planilhas.
Ao promover a automação de todas as tarefas, a logística e o estoque são unificados e passam a compartilhar as mesmas informações. Dessa forma, é criado um só fluxo de dados que fica ligado ao mesmo sistema, responsável por padronizar e centralizar os processos.
Isso permite que gestores e funcionários tenham fácil acesso sem se deslocarem de seus setores, ou até mesmo fora da corporação, desde que o local tenha acesso a internet.
Vantagens
Controle da logística e estoque
Nesse caso, o ERP trabalha na prevenção de desperdícios ou perdas de produtos e matérias-primas. Isso acontece porque a solução permite uma visão mais ampla sobre os níveis de rotatividade do estoque, além de permitir somente o armazenamento necessário para atender a toda a demanda, eliminando, assim, qualquer possibilidade de perdas.
Atualizações automáticas
O sistema ERP pode passar por constantes atualizações de segurança, de modo que ofereça toda a proteção que as empresas precisam em relação aos seus dados e aos de seus clientes.
Elaboração de relatórios
O ERP realiza a emissão de relatórios com todos os dados relacionados à logística. Isto é o que facilita para o gestor a identificação de possíveis falhas e a entrada com ações de prevenção, visando tornar o setor em questão mais forte.
Otimização dos processos
O software ajuda no aumento da produtividade e otimiza os processos, permitindo ao gestor monitorar e controlar as atividades em geral de onde quer que esteja.
Redução de custos
Todos os custos desnecessários para a indústria são eliminados, permitindo resultados mais assertivos.
A Magistech é uma empresa especializada em implantação de soluções tecnológicas, como o sistema de gestão ERP, destinado a diferentes aplicações. Um bom exemplo de ferramenta é o sistema para laticínios. A empresa tem como objetivo oferecer o que há de melhor aos clientes e, assim, contribuir com seus resultados da melhor maneira possível, otimizando-os.