Por que o sistema ERP é a melhor opção para a sua empresa

mar 29, 2022

Melhorar as negociações, os processos dentro da empresa e aumentar a receita, exige redução de custos e de tempo na execução das atividades. Em empresas grandes ou pequenas, um dos principais pontos para a otimização da rotina dos negócios diz respeito a agilizar e simplificar processos, sem prejudicar o faturamento. É por isso que o software ERP é fundamental dentro das organizações de qualquer segmento.

Se você quer saber mais sobre como essa solução tão versátil pode modernizar sua empresa, continue acompanhando o artigo que preparamos e descubra as principais vantagens dessa tecnologia e como colher tantos benefícios.

O que é o sistema ERP

Quando falamos de ERP, falamos de um sistema que auxilia na gestão de seus recursos empresariais de maneira integrada, desde o estoque de produtos até a rotina contábil e os processos de entrega.

A principal ideia de um ERP para empresa é unificar, por meio de uma única plataforma, toda a cadeia de processos referentes ao funcionamento de um negócio.

Em uma linha de produção de fábrica, por exemplo, o sistema de ERP gerencia todas as fases do produto, desde a aquisição de peças, montagem, embalamento e envio para entrega, até o faturamento proveniente das vendas.

Por meio de um sistema de gestão integrada, você pode evitar problemas como desperdício, altos custos de manutenção e gerenciamento — questões comuns para quem utiliza várias soluções tecnológicas para diferentes processos.

Mais além, um software ERP amplifica as capacidades de um negócio, melhorando o fluxo de informações, a inteligência de gestão e a previsibilidade de ações entre as diversas áreas da empresa.

Processos otimizados pelo sistema ERP

Uma das principais vantagens da adoção de um software ERP é a sua grande capacidade de adaptação. Com uma tecnologia altamente modular, o sistema pode ser personalizado para diversas áreas, de acordo com seu interesse e necessidades da sua empresa. Veja alguns exemplos de processos que podem ser otimizados com o uso da solução!

Finanças

Adotar um sistema de gestão modernizado para as finanças de sua empresa é essencial para um melhor controle de custos e dividendos. Ele permite o gestor saber de onde vem e para onde vai seu dinheiro.

Para não correr o risco de perder arquivos, editá-los de forma errada, armazená-los em lugares incorretos ou deletá-los por acidente, o software unifica todos esses processos, alocando os recursos da melhor maneira, executando tarefas de forma automatizada.

Gestão de contratos e fornecedores

Por meio de um ERP, é possível acelerar a contratação de novos fornecedores e serviços. O mesmo sistema de gestão que identifica a falta de algum recurso pode rapidamente acionar o fornecedor para a aquisição de novos itens, evitando a paralisação de alguma oferta até que isso seja resolvido. A solução pode ser implantada para fazer também a gestão de pagamento do fornecedor em questão.

Se você deseja ampliar suas operações, simulações podem ser rodadas pelo sistema, identificando a necessidade de recursos a serem alocados em uma melhoria de negócio (aumento de produção, maiores salários e benefícios, etc.), fazendo com que os gestores se ajustem conforme a nova demanda.

Finalmente, o sistema ERP pode controlar a emissão de notas fiscais e a contratação de serviços terceirizados pontuais. Se sua empresa precisa contratar distribuidores a mais para atender a uma demanda de última hora, ou realizar um evento de divulgação, o ERP pode fazer tudo isso.

Planejamento e produção

Seja um ERP para pequenas empresas ou para grandes organizações, a solução pode identificar pontos críticos em todo e qualquer processo interno da empresa. No planejamento, esse sistema é primordial para que o gestor consiga se adiantar em relação às possíveis mudanças no futuro ou, até mesmo, melhorias de suas práticas atuais.

Em uma linha de produção, por exemplo, o sistema identifica que uma determinada peça para montagem está com baixo estoque e vai acabar em pouco tempo. Ao identificar a falta, o sistema ERP abre uma interface de encomenda para novas peças, agindo antes mesmo do problema acontecer.

Já em uma ação de aumento de salário dos funcionários, um breve acesso à interface do sistema permite saber se os recursos são suficientes e roda simulações do novo benefício ou salário, antecipando custos que viriam com a mudança e ajustando as políticas empresariais de acordo com a alteração. É, essencialmente, prever o gasto antes mesmo de gastar.

Como funciona o ERP da Magistech?

Para trazer um ótimo ERP do mercado aos seus clientes, a Magistech tem mais de 17 anos de experiência, atendendo especialmente o setor lácteo e também o agronegócio, em empresas de pequeno e médio porte.

Somos uma empresa referência em sistema de gestão para o setor lácteo desenvolvendo e oferecendo soluções que buscam simplificar os processos industriais. O ERP da Magistech conta com mais de 300 clientes em todo Brasil.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o que nós podemos oferecer, entre em contato conosco para conhecer mais sobre as nossas soluções! E para continuar se mantendo atualizado, acompanhe nosso blog e assine a newsletter para não perder nenhuma novidade.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...