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Rastreabilidade – o que é e qual a sua importância?

set 14, 2020

Diversas indústrias e empresas estão investindo em tecnologias e soluções que favoreçam a rastreabilidade como forma de se diferenciar e de oferecer mais informações aos consumidores.

O que é rastreabilidade?

Rastreabilidade é o acompanhamento de todo o percurso de uma matéria-prima, desde a sua origem até o uso no produto final. O sistema de rastreabilidade pode ser aplicado a muitos produtos dentro da cadeia de suprimentos, servindo para manter os padrões de controle de qualidade.

Em geral, no sistema de rastreabilidade, o rastreamento é realizado por um código a partir do qual é possível saber informações sobre o item como: qual é o produto, quais suas origens, qual o seu destino final, em que ponto da cadeia logística se encontra, etc.

Qual a importância da rastreabilidade?

A rastreabilidade surgiu devido a diversas necessidades, como clientes mais exigentes, legislações e normas de qualidade e de proteção ao consumidor. Assim, é mais fácil para as empresas, por exemplo, retirarem de circulação mercadorias identificadas como inseguras ou realizar o recall de determinado lote.

Alguns dos benefícios trazidos pela rastreabilidade são:

  • redução de custos, uma vez que torna os processos mais eficazes, sendo fácil para as empresas, indústrias e consumidores detectarem em que ponto da cadeia determinado item se encontra;
  • auxilia na realização de ações orientadas, de modo a prevenir ocorrências e problemas;
  • melhora o diagnóstico de problemas, identificando as responsabilidades;
  • oferece maior confiança do consumidor na empresa e protege a marca;
  • em ambientes industriais, a rastreabilidade permite que gestores e líderes identifiquem os principais gargalos produtivos, no fornecimento de insumos e na logística, tornando as operações mais eficientes;
  • auxilia na definição de cronogramas mais precisos, pois é possível acompanhar e ter uma noção exata do tempo de entrega dos insumos, produção e entrega até o PDV ou consumidor final, auxiliando na gestão de projetos;
  • os varejistas conseguem monitorar o ritmo de produção das indústrias com as quais negociam, avaliando a capacidade de fornecimento de acordo com a sua demanda, auxiliando na gestão de compras e estoque;
  • tomada de decisão mais eficaz e baseada em dados, já que os gestores conseguem ter um aparato informativo muito mais sólido e confiável para guiar suas decisões;
  • a rastreabilidade é vista de uma forma diferente pelos consumidores, colocando a sua empresa como uma das mais modernas do setor, além de refletir um alto nível de organização empresarial;
  • melhora o controle de qualidade, pois todos os processos são monitorados, favorecendo a velocidade de ação em casos de recall, comunicação direta com os fornecedores, entre outros;
  • melhora a gestão do estoque, uma vez que permite rastrear todos os produtos, agilizando envios, recebimentos e controles de preços de compra e venda.

Como aplicar a rastreabilidade a minha empresa?

Gerenciamento dos ativos

Os ativos são todos os bens físicos que uma empresa possui e pode controlar, como equipamentos, ferramentas, máquinas, paletes e outros. Acompanhar esses bens significa ter mais conhecimento sobre seus ciclos de vida e níveis de depreciação.

Assim, ao rastrear os ativos, o gestor consegue identificar mudanças de localização e posicionamento, avaliar a disponibilidade e ociosidade de cada um, e até identificar uma possível pane, fazendo manutenções mais precisas, como no caso dos maquinários, e evitando a interrupção da produção.

Automação da produção

Para as indústrias, existem muitos avanços tecnológicos importantes em termos de rastreabilidade. Por exemplo, sistemas que auxiliam e registram a evolução de determinado produto – desde a matéria-prima bruta até a transformação no produto final.

Dessa maneira, é possível ter um controle sobre todo o processo produtivo, a evolução, o uso de recursos e insumos etc. Para isso, podem ser usados tecnologias como as etiquetas RFID e os códigos de barras.

De posse de todas essas informações, é mais fácil para o gestor planejar e organizar cada uma das etapas da manufatura, mesmo em linhas de produção voltadas a diferentes produtos, já que, com a rastreabilidade, é possível acompanhar o desempenho e as necessidades de cada processo produtivo.

Assim é possível usar esses dados para acompanhar os produtos dentro da fábrica, analisar o fluxo de produção, avaliar falhas, identificar necessidades de melhorias, reduzir desperdícios, entre inúmeras outras ações.

Logística

A logística é, sem dúvida, uma das áreas mais beneficiadas com a rastreabilidade. Você poderá usar códigos de barras ou etiquetas RFID em paletes, caixas e containers, identificando os materiais e auxiliando nos processos internos de logística.

A partir dessas informações será mais fácil controlar as movimentações na realocação de produtos, e até as baixas ocasionadas durante os processos produtivos ou vendas.

Essas mesmas tecnologias podem ser usadas no controle de estoque, evitando perdas, furtos, extravio e compras indevidas.

Além da logística interna, as soluções de rastreabilidade podem ser aplicadas à logística externa. Nesse caso, os processos acabam sendo mais abrangentes, rastreando toda a cadeia de suprimentos. Assim, são monitorados desde o fornecedor até a chegada do produto no cliente final.

Um exemplo desse tipo de rastreabilidade é o monitoramento de pedidos em sua distribuição. Ao inserir o pedido de determinado cliente no sistema, cada um dos itens é identificado com códigos de barras, sendo mais fácil localizá-los no estoque. A separação dos pedidos é feita, os dados são enviados à consolidação das cargas e são linkados a um transporte, inclusive com a possibilidade de fornecer essas informações ao cliente final, que poderá acompanhar toda a entrega.

Etiquetagem

Os produtos finais podem receber etiquetas específicas que permitem tanto a indústria rastrear onde cada grupo de produtos está e qual a data de fabricação deles, como fornecer informações específicas aos clientes finais.

Nesse último caso, já existem alguns produtos alimentícios fornecendo esses dados. Assim, ao fazerem a leitura do QR-Code da etiqueta, por exemplo, os consumidores têm dados sobre a origem dos produtos usados, quando determinado alimento foi produzido e outras informações importantes.

Sistemas de gestão e rastreabilidade

Atualmente, os sistemas de gestão estão presentes em diferentes tipos de negócios, otimizando o tempo, a produtividade e a eficiência das empresas.

Alguns sistemas de gestão já contam com módulos destinados à rastreabilidade que permitem controlar o estoque, registrar as entradas e saídas de mercadorias, fazer lançamentos relacionados à pagamentos e recebimentos, entre outras ações.

Além disso, você poderá adicionar outras tecnologias a sua empresa que ajudem nesse processo, como integrar o sistema de gestão à leitura de código de barras de cada item presente no seu estoque.

A partir da leitura do código de barras, é possível inserir informações sobre quando determinado item entrou ou saiu da empresa, informações extras sobre lote, data de validade e assim por diante.

Dessa forma, será mais fácil rastrear todos os seus produtos finais, matérias-prima e até maquinários e ativos da empresa, tornando a sua gestão ainda mais eficiente e profissional.

Como você viu neste conteúdo, a rastreabilidade é uma exigência dos dias atuais, permitindo que os gestores controlem melhor desde a produção na manufatura até a entrega do produto final aos clientes, além de dar mais autonomia aos consumidores, ao permitir que eles acompanhem a entrega das suas compras e também tenham informações precisas sobre os produtos que consomem.

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