Reduzindo Custos Operacionais Com um Sistema Integrado de Gestão ERP

set 14, 2017

Uma das principais preocupações de qualquer empresa são os custos operacionais. Felizmente, existe uma solução que pode ajudar a reduzir muito esses custos, que é o uso de um sistema integrado de gestão.

Para entender a diferença que um sistema desses pode proporcionar em empresas de todos os portes e segmentos, porém, é importante esclarecer o que são os custos operacionais. Assim, ficará nítido que o sistema integrado de gestão pode resultar em uma economia muito grande.

O Que São os Custos Operacionais?

São denominados custos operacionais todos os valores que uma empresa deve pagar para manter seu negócio em pleno funcionamento. Alguns exemplos são os seguintes:

– Salário dos funcionários;

– Pagamento de comissões;

– Aluguel do espaço;

– Mensalidade de programas e softwares utilizados;

– Contas de água, luz, telefone, Internet e outras;

– Manutenção dos veículos e seu abastecimento;

– Despesas em viagens dos colaboradores;

– Entre outros.

Portanto, toda empresa possui custos operacionais, sejam eles mais altos ou mais baixos, e todas elas podem se beneficiar com o uso de um sistema integrado de boa qualidade.

Como um Sistema Integrado de Gestão Pode Ajudar?

Algumas das principais vantagens de um sistema integrado de gestão ERP são as seguintes:

  • Integração Entre os Setores

Um sistema ERP é capaz de integrar todos os setores da empresa, algo que é praticamente impossível de ser realizado de outra forma. Essa integração fará com que colaboradores de todos os setores saibam o que está acontecendo na empresa e, consequentemente, tomem decisões mais assertivas.

  • Automatização de Processos

O fato de todo esse processo ser automatizado é essencial, pois basta que o usuário insira os dados e informações que o sistema se encarrega do restante. Todos os outros usuários recebem essa informação ao mesmo tempo e os processos fluem de uma maneira muito mais saudável.

  • Segurança do Sistema

A segurança de um sistema integrado de gestão é um fator muito importante. Se os dados de uma empresa caírem nas mãos erradas, os danos podem ser irreversíveis e, por isso, todo o sistema é completamente seguro.

Para fins de segurança, é possível até mesmo delegar diferentes níveis de acesso para os colaboradores da empresa. Assim, funcionários de diferentes níveis hierárquicos terão acesso apenas àquilo que diz respeito às suas funções, o que evita problemas.

  • Personalização

Por mais que um sistema integrado de gestão seja benéfico para todo tipo de empresa, existem funções que são essenciais para algumas e dispensáveis para outras.

Para que cada empresa tenha o sistema que melhor se adeque às suas necessidades, suas funções podem ser modificadas, de modo que ele seja o mais completo possível, sem sobrar nem faltar nada.

Como os Custos Operacionais Podem Ser Reduzidos?

Toda a empresa utilizará um único sistema, o que elimina a necessidade de que o setor financeiro utilize um diferente daquele utilizado pela equipe de vendas, por exemplo. Logo, a economia será muito grande.

Por meio do acompanhamento de todos os processos, também será possível controlar rigorosamente a movimentação financeira da empresa e utilizar a verba disponível para diferentes necessidades.

Por exemplo, se a equipe de marketing teve menos gastos em determinado mês, o valor economizado pode ser direcionado para uma reserva da empresa ou então aplicado em outro setor que esteja com determinada necessidade.

A produtividade dos funcionários aumentará bastante com um sistema integrado de gestão, já que eles gastarão menos tempo para a realização de suas atividades. Uma consequência disso pode ser a necessidade de menos funcionários na empresa, o que é uma economia considerável de custos operacionais.

É muito importante obter lucros para a empresa, mas evitar desperdícios e custos operacionais desnecessários é essencial para sua saúde financeira. É exatamente aí que o sistema integrado de gestão da Magistech, empresa que é referência no segmento de sistemas ERP, pode fazer a diferença positivamente para seus clientes.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.