Saiba como o ERP faz a transformação digital nas empresas

ago 21, 2023

Um ERP tem se mostrado um aliado para acelerar a jornada de transformação digital das empresas. Os softwares mais modernos, além de contribuírem com a digitalização do negócio, são capazes de transformar a gestão das organizações.

Da mesma forma que as empresas devem aprimorar a gestão operacional, a transformação digital nas empresas implica também em mudança cultural, inovação dos modelos de negócios e adaptação de processos para atender aos novos desafios do mundo digital.

Então, implantar um ERP e adotar recursos tecnológicos avançados são essenciais para a relevância das empresas em um mercado competitivo, com consumidores mais exigentes e um grande volume de dados e mudanças constantes.

Recapitulando: o que é o ERP e quais são os seus benefícios?

O ERP (Enterprise Resource Planning), em português, Planejamento de Recursos Empresariais, é conhecido como um sistema integrado de gestão empresarial. A ferramenta conecta dados, recursos e processos dos departamentos de uma empresa, tornando possível gerenciar finanças, estoque, compras, vendas, produção e muito mais, em um único ambiente.

Seja um negócio varejista ou atacadista, uma indústria, empresas do agronegócio ou prestadores de serviços, o ERP simplifica o fluxo de trabalho e fornece aos gestores e demais profissionais uma visão abrangente da sua organização.

Conheça a seguir os principais benefícios de um sistema ERP para o sucesso da sua empresa:

  • Centraliza os dados em uma única plataforma;
  • Elimina o uso de inúmeras planilhas e sistemas;
  • Potencializa a colaboração entre equipes, agilizando o acesso e a troca de informações;
  • Automatiza as tarefas manuais, sendo possível executar mais tarefas, em menos tempo e com qualidade;
  • Elimina ou reduz erros e evita o retrabalho;
  • Permite que as áreas conversem entre si com a integração dos processos,  otimizando o operacional;
  • Aumenta a produtividade e a eficiência operacional;
  • Apoia a tomada de decisões com relatórios e a visão ampla dos recursos e as rotinas das áreas;
  • Libera tempo para atividades estratégicas e de maior valor agregado.

 

ERP MAGIS TI

Como o ERP se encaixa na transformação digital?

O ERP já pode ser considerado uma solução chave para a transformação digital, apenas por facilitar a digitalização no nível operacional, ou seja, por converter as informações do formato analógico para o digital e conectar a tecnologia aos processos existentes.

Entretanto, a transformação digital nas empresas exige mais, começando por uma mudança na cultura organizacional. Apesar de 63% dos entrevistados de um estudo da Red Hat declararem como bem sucedida a modernização de suas culturas no local de trabalho em 2021, “a aceitação cultural da transformação digital é o maior obstáculo enfrentado pela maioria das organizações”, aponta a pesquisa, publicada pela Harvard Business Review, em 2022.

A mudança cultural vem ao encontro da compreensão de uma nova sociedade. O Boletim de Tendência do Sebrae (2021) fala em “Sociedade 5.0”. Este conceito está centrado no ser humano e aponta as tecnologias como ferramentas a serviço de todos. Logo, as empresas precisam ir além da digitalização para se manterem competitivas e se inserirem na dinâmica da indústria 5.0, que valoriza qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.

O caminho é a integração digital para a excelência operacional e para descobrir novas ideias de negócio, para que gestores e líderes possam desenvolver o pensamento criativo, da mesma forma que buscam melhorar os processos operacionais.

Neste contexto, os ERPs  são capazes de contribuir, tanto com a gestão dos aspectos operacionais quanto gerenciais e estratégicos, para agregar valor aos negócios. Tudo isso com agilidade para acompanhar as rápidas mudanças do mercado.

Quais são os benefícios do uso de um ERP na jornada de transformação digital?

A experiência do cliente é determinante para o sucesso das organizações. Por isso, as empresas precisam ter um back-office organizado com processos consistentes para impactar positivamente a jornada de compra.

Dessa forma, o ERP tem um papel estratégico na transformação digital das empresas. É uma solução abrangente para a  produtividade e eficiência operacional, possibilitando aos gestores e suas equipes focar em criatividade, estratégia e decisões essenciais para alavancar o crescimento da empresa.

Inteligência de negócio

Um ERP com aplicação de Business Intelligence (BI) é a solução ideal para obter insights valiosos para fundamentar as decisões estratégicas. Por meio de relatórios e análises gerados com BI, é possível identificar tendências e oportunidades de melhorias, mapear sazonalidades, mitigar riscos e fazer projeções de resultado para apoiar a tomada de decisão.

Em resumo, confira a seguir os principais benefícios proporcionados pelo uso do ERP na jornada de transformação digital:

  • Revisitar os processos continuamente para adequá-los às novas demandas de mercado;
  • Aprimorar e facilitar os fluxos de trabalho, conferindo maior eficiência operacional;
  • Obter inteligência de dados para inovar e desenhar estratégias assertivas;
  • Inovar e resolver problemas para uma experiência focada no cliente;
  • Diferenciar e criar valor para os consumidores;
  • Agilizar e obter precisão para tomar decisões seguras;
  • Reduzir custos e causar menos danos ao meio ambiente.

Como o ERP Magistech impulsiona a transformação digital?

Um sistema de gestão integrado, flexívelfocado na geração de dados inteligentes. Este é o ERP Magis, que confere aos clientes mais eficiência, processos otimizados e gestão assertiva dos seus negócios.

O ERP já conta com soluções avançadas, como o Magis BI:

  • O BI, um recurso nativo do ERP Magistech, trata um grande volume de dados com segurança e gera relatórios gerenciais para apoiar a tomada de decisão.

Como vimos, a transformação digital é um caminho essencial para as empresas alcançarem o sucesso no mundo empresarial. E não estamos falando em algo futurístico. Acelerado pela pandemia, o ambiente digital já é parte da rotina das pessoas: trabalho remoto ou híbrido, crescimento do e-commerce, serviços públicos digitalizados e bancos virtuais são alguns exemplos.

Nesse contexto, o ERP é um aliado para a jornada de transformação digital nas empresas para organizar seu back-office, otimizar recursos e processos e nortear a tomada de decisões. Com isso, as empresas podem impulsionar seu crescimento, melhorar a eficiência operacional e obter uma vantagem competitiva.

Experimente o ERP Magis e fortaleça a estratégia de transformação digital da sua empresa.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...