Sistema ERP para Marketplace

Sistema ERP para Marketplace

dez 10, 2018

O sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) é um software produzido para a otimização e automatização de todos os processos diários das empresas que também faz a integração dos setores de vendas, estoque, finanças, RH, compras, logística e produção, entre outras áreas.

Através do ERP, é possível ter uma visão panorâmica sobre todas as atividades diárias e possíveis falhas que podem ocorrer. Sendo assim, o gestor poderá entrar com ações estratégicas para eliminá-las e garantir uma gestão mais prática, ágil e eficaz.

O sistema de gestão ERP possui funções que permitem a unificação dos setores do seu empreendimento, permitindo acesso tanto aos gestores como aos colaboradores. O ERP e a estratégia digital da sua empresa podem andar juntos para melhorar os resultados alcançados.

O ERP ajuda na gestão de compras e estoque de sua organização e permite melhor controle nos períodos de compras, evitando a adesão de produtos desnecessários para a organização, além de contribuir com o armazenamento de dados e informações sobre os dois setores, entre outros.

Saiba o que significa Marketplace

O Marketplace é uma espécie de shopping online que tem como finalidade unir lojistas digitais para ofertar e vender ao consumidor diferentes produtos por meio de equipes especializadas para realizar o trabalho de modo interno por meio dessa nova tendência.

Existem dois modelos de Marketplace: o gerador de tráfego e o gerador de pedidos.

Geradores de tráfego

Esse tipo de gerador está responsável pela geração de leads. A ferramenta levanta as pretensões de pedidos para o site seller por meio da propaganda do seu portfólio (catálogo) de produtos. Esse estilo de Marketplace conta com um botão no site que, ao clicar, o consumidor chega à loja (seller), mas não concretiza suas vendas por meio dele.

Geradores de pedidos

Nesse caso, a responsabilidade se torna maior em relação aos processos de vendas, já que esses geradores não respondem pelas solicitações de vendas, ou seja, pelos pedidos, além da análise antifraude e todo o trâmite de pagamento e a liberação para os proprietários das lojas, para que possam realizar o picking e o packing dos produtos. Neste perfil, o Marketplace recebe certa porcentagem sobre as vendas.

Dentre os muitos benefícios desse modelo, estão os recursos disponibilizados, como:

  • Análises antifraudes;
  • Intermediadores de pagamentos;
  • Plataformas;
  • Geração de anúncios online;
  • Taxas cobradas;
  • Entre outros.

Qual a importância de ter um ERP para Marketplace?

Mesmo que o Marketplace gerencie todos os processos de vendas, existem fatores que devem ser administrados pelos próprios gestores e que precisam da implantação de um ERP apropriado, como os seguintes:

  • Comissões pagas aos Marketplaces;
  • Intermediadores de pagamentos;
  • Todos os prazos de pagamentos;
  • Investimentos com anúncios online;
  • Mensalidades e valores mínimos;
  • Fretes;
  • Demais serviços.

É de suma importância apostar em um ERP, uma vez que todos os processos exigem uma gestão administrativa com mais assertividade, mas para um gerenciamento prático, ágil e de qualidade, o essencial é investir em um sistema de gestão ERP.

A Magistech é uma empresa especializada em sistema de gestão ERP, como o sistema para laticínios para indústrias lácteas. A empresa tem como objetivo ofertar sempre as melhores soluções tecnológicas a todos os seus clientes e, assim, suprir todas as suas necessidades com excelência.

Conheça nosso ERP na prática!