por Magistech | ago 31, 2020 | Uncategorized
A exemplo de outros produtos agropecuários brasileiros, como soja e açúcar, as exportações de lácteos também cresceram no acumulado do ano, em comparação com os primeiros sete meses de 2019, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base em dados do Ministério da Economia.
De janeiro a julho, o aumento nas vendas externas foi de 22,8% em valor e 21,9% em volume, intensificado sobretudo pelos embarques de leite em pó, leite modificado e creme de leite de leite.
Em julho deste ano, as exportações tiveram alta ainda maior, de 50,9%, em relação ao mesmo mês de 2019. Os embargues de lácteos totalizam US$ 6,7 milhões em julho de 2020.
Análise da balança comercial de lácteos de julho e do acumulado do ano publicada pela CNA:
“A receita gerada pelas exportações de produtos lácteos brasileiros no mês de julho foi 50,9% maior em relação à 2019, somando US$ 6,7 milhões.
As principais variações nas vendas de lácteos no mês de julho se deram para os queijos (+US$ 834,9 mil), o leite condensado (+US$ 709,3 mil) e para o leite modificado (+US$ 593,7 mil).
Para os primeiros sete meses do ano, o aumento nas vendas foi de 22,8% em valor e 21,9% em volume, e foi intensificado devido à alta nas exportações de leite em pó, leite modificado e creme de leite.
No caso do leite em pó, o grande volume exportado para a Argélia em janeiro desse ano ainda é a principal razão para o aumento de US$ 2,8 milhões nas vendas do produto nos primeiros sete meses de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O montante exportado (US$ 3,1 milhões) representou 91% de todo o leite em pó exportado pelo Brasil nos primeiros sete meses de 2020.
Já o leite modificado registrou aumento de US$ 2,4 milhões nas exportações dos primeiros sete meses em relação ao mesmo período de 2019, devido ao montante exportado para a Venezuela (US$ 2,1 milhões) e para a Argentina (US$ 1,5 milhão) no período.
Por fim, os aumentos de US$ 375,6 mil nos embarques de creme de leite para a República Dominicana, US$ 235,5 mil para o Catar e US$ 218,7 mil para o Paraguai nos primeiros sete meses de 2020 contribuiu para o aumento de US$ 1,3 milhão no agregado das vendas do produto em 2020, em relação ao mesmo período de 2019.”
Fonte: Agroemdia
por Magistech | ago 28, 2020 | Uncategorized
Conforme divulgado pela Receita Federal, a partir do dia 01 de setembro, terça-feira, o acesso ao e-CAC, quando feito por meio de certificado digital, deverá ser exclusivamente pelo portal gov.br.
A implantação destas mudanças tem como objetivo dar mais segurança aos processos de uso dos sistemas federais e quer ampliar o atendimento virtual da RFB unificando os acessos.
A consultora Carla Moritz, da SCI Consultoria, explica as principais dúvidas de acesso à plataforma. Confira.
Conta no GOV. BR
O responsável pelo e-CNPJ ou e-CPF precisa ter uma conta no portal gov.br para o seu CPF. Nesta conta tem que ter o selo de confiabilidade para uso do certificado digital. Caso utilize e-CNPJ ele deve ser vinculado a conta da pessoa física.
Com o acesso via gov.br os cidadãos que não tem certificado digital, ou que não estão obrigados a Declaração do Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física poderão ter acesso ao e-CAC.
Uma vez tendo inscrito o CPF do responsável pelo certificado digital dentro do GOV.BR; dado o selo de confiabilidade para uso de certificado digital, e, se for o caso, vinculado o e-CNPJ ao cadastro, o acesso poderá ser feito pela opção GOV.BR da tela inicial do e-CAC. O usuário tem que ir na opção certificado digital, e a partir daí nada muda. Se seleciona o certificado, é feito o login e acontece o direcionamento para a página do e-CAC.
Funcionalidades e-Cac
As funcionalidades que hoje estão disponíveis no e-CAC não serão alteradas, a mudança é apenas na forma de login e isso inclui o uso de procurações eletrônicas, que não serão afetadas.
O contador que loga no e-CAC e tem procuração eletrônica de seus clientes, precisa apenas garantir que ele tenha cadastro no gov.br, com selo de autenticação e vínculo do e-CNPJ dele mesmo.
e-CNPJ
O responsável por este certificado (sócio) deve possuir cadastro no gov.br, com selo de confiabilidade e vínculo do e-CNPJ ao seu cadastro. A consultora Carla
Se a pessoa física detentora de certificado digital não fizer o cadastro dentro do GOV.BR e não tiver o selo de confiabilidade:
Neste caso não será possível acessar o e-CAC pelo certificado digital a partir de 01 de setembro. Lembrando sempre que em caso de login via e-CNPJ ele tem que estar vinculado ao cadastro da pessoa física.
FAQ
Os contribuintes que ainda tem dúvidas a respeito do assunto podem acessar o FAQ da Receita Federal. Nele tem o passo a passo para a criação de conta, vinculação do certificado e-CNPJ, e obtenção do selo de confiabilidade.
Caso seja necessário você também pode acessar o canal de atendimento do GOV.BR.
Fonte: Portal Contábeis
por Magistech | ago 27, 2020 | Uncategorized
Ter uma boa gestão financeira é fundamental para o crescimento sustentável tanto para os grandes negócios, como para os pequenos. Esta temática é sempre muito relevante, principalmente quando vivemos períodos de instabilidade econômica, uma vez que com isso alguns recursos se tornam limitados e o acesso ao crédito mais difícil. Para que a sua empresa consiga crescer e lucrar, é necessário dispor de um bom planejamento tanto do controle dos pagamentos quanto de recebimentos efetuados.
Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância da gestão financeira nas empresas e de como as boas práticas na administração dos recursos podem ser decisivas entre o sucesso e o fracasso dos negócios.
Com este controle bem feito, você garante um fluxo de caixa preciso e uma gestão financeira eficiente e assim, conquistar um grande aliado na manutenção e crescimento do seu negócio.
O que é controle de pagamentos e recebimentos
Podemos dizer que o controle de recebimentos, ou contas a receber, é o acompanhamento de todas as receitas que a sua empresa tem a receber dos clientes, podendo ser provenientes de pagamentos parcelados ou vencimentos futuros.
Portanto, o controle de contas a receber consiste no acompanhamento de todos os recebíveis que sua empresa tem por direito, sejam eles à vista ou a prazo, sendo fundamental ao gestor que conheça detalhadamente todo o seu ciclo financeiro.
Já em relação aos seus pagamentos, ou contas a pagar, elas são um compromisso que você assume com seus fornecedores e colaboradores que, se não for cumprido, pode trazer sérios problemas para o seu negócio, até mesmo colocar em risco a existência dele.
A importância de controlar pagamentos e recebimentos
Já falamos algumas vezes por aqui sobre a importância de tomar decisões baseadas em informações sólidas e realistas. Quando se trata de finanças, essa necessidade aumenta exponencialmente! É por isso que as empresas precisam conhecer seus recursos financeiros e o cenário econômico em que está inserido. Dessa forma, você como gestor, consegue administrar com muito mais confiança e agilidade os recursos da sua empresa.
Nos pequenos e médios negócios, durante um período de crise muitas vezes os gestores focam seus maiores esforços em vendas. Criam novas estratégias, produtos e soluções pertinentes ao mercado.
Dessa forma acabam focando boa parte da sua atenção e tempo na área comercial, afinal, ela é o coração da empresa! E isso é ótimo, boas estratégias e inovações se afloram e nascem em momentos de recessão. Porém, algo que não pode ser deixado de lado é o controle financeiro, incluindo os seus pagamentos e recebimentos.
Benefícios do controle de pagamentos e recebimentos
Para que a sua gestão financeira seja eficiente, é necessário que o registro de todos os pagamentos e recebimentos seja efetuado minuciosamente. Com isso, você poderá tomar decisões baseadas em dados concretos, possibilitando uma visão sistêmica de toda a situação do seu negócio, permitindo uma total compreensão sobre os ciclos de pagamentos e recebimentos.
Depois de um completo entendimento sobre os ciclos financeiros e as principais dificuldades da sua empresa, é possível obter alguns benefícios, como negociar novos prazos com fornecedores, por exemplo.
Contudo, os benefícios de se ter um controle das contas da sua empresa vão muito além. Este instrumento trás muitas outras vantagens, como:
- Prever, planejar e conhecer a real situação financeira da empresa;
- Saber se a entrada de capital é suficiente para cobrir todos os custos;
- O gestor pode se antecipar e escolher a melhor solução para estancar perdas e realizar investimentos;
- Descobrir se há um descompasso entre o prazo para pagar fornecedores e receber de seus clientes;
- Programar as promoções e liquidações para que elas não gerem impacto negativo no caixa;
- Comparar os resultados, identificar tendências e saber o que o futuro reserva para sua empresa.
Agora que você já sabe dos benefícios de controlar os recebimentos e pagamentos, que tal aprender como realizar este controle?
Como controlar seus pagamentos?
Controlar e gerir o fluxo de pagamentos do seu negócio é uma tarefa muito importante, e que pode significar a diferença entre um caixa saudável ou uma situação preocupante. É preciso estar atento às despesas e gastos da empresa, bem como seus vencimentos e programar o fluxo de pagamentos, para garantir que se tenha recursos em caixa para quitar as contas em dia.
Veja algumas dicas práticas sobre como controlar pagamentos de forma eficaz:
Conheça e liste seus custos fixos e variáveis: importante tarefa para projetar pagamentos e conhecer os custos da empresa! Como você já deve saber, é fundamental conhecer todas as suas despesas para poder reduzir os custos, certo? Mas, saber onde é investido o dinheiro da empresa vai muito além da tarefa de cortar despesas. Conhecer os custos do negócio significa conhecer qual deve ser a receita mínima da empresa, para que essa atue sem prejuízos.
Organize vencimentos: É muito importante que a sua gestão financeira esteja atenta aos vencimentos das despesas e compras. Em primeiro, lugar para garantir que haverá recursos para o pagamento das contas na data devida. E esse controle pode ser realizado em parceria ao fluxo de caixa, controlando previsão de recebimentos e pagamento. Mas, é importante estar atento aos vencimentos para evitar ônus desnecessários de juros e multas. Quem nunca esqueceu de pagar uma conta na data e mesmo tendo dinheiro em caixa acabou pagando juros e multas? Se isso já aconteceu com você fique atento!
Antecipe pagamentos que oferecem desconto: alguns fornecedores incentivam seus clientes a pagarem suas faturas antecipadamente oferecendo para isso um desconto. Caso você tenha em mãos cobranças que aplicam desconto para pagamento antecipado sugerimos aproveitar esse benefício!
Como controlar seus recebimentos?
A gestão dos recebimentos também é tarefa vital para a saúde financeira da sua empresa, independente do seu modelo de negócio. Seja na venda de produtos ou serviços, seja através de encomendas ou vendas recorrentes, é preciso ter controle e conhecer quais serão as entradas no caixa da empresa.
Dicas práticas sobre como controlar recebimentos:
Controle suas fontes de receita e sua cobrança: Para ter um controle eficiente das suas fontes de receita, você precisa conhecer e controlar suas vendas e também os recebimentos dos pagamentos. Para que esse controle aconteça de forma efetiva tenha definido um fluxo de faturamento e cobrança. Especifique as atividades que devem ser realizadas – exemplo: emissão da nota fiscal, emissão do boleto de cobrança, envio dos documentos ao cliente. Defina também como e quando cada uma dessas atividades deve acontecer. Evitando assim que suas vendas e cobranças passem despercebidas pelo financeiro.
Não tenha medo de cobrar: Utilize da cobrança como ferramenta para evitar a inadimplência. Muitas empresas atrasam pagamentos, porém muitas vezes isso acontece não por falta de recursos ou por má fé, mas sim por esquecimento e desorganização. Dessa forma fique atento às datas de vencimentos das suas faturas a receber e faça as cobranças quando necessário.
Como a Magistech auxilia as empresas no controle dos pagamentos e recebimentos
Agora que você já sabe o quão importante é ter todos os recebimentos e pagamentos da sua empresa sob controle, é fundamental que você tenha conhecimento de que esta gestão só será efetiva se todos os dados forem verdadeiros e com um acompanhamentos praticamente diário.
Para que não aconteçam erros, você pode optar por utilizar um sistema integrado que te auxilie a realizar este controle, como o ERP Magis TI.
O sistema ERP é uma plataforma que reúne todas as informações da sua empresa num único lugar. Com ele você tem uma visão sistêmica de todo o seu negócio, além de contar com funcionalidades para combater a inadimplência, reimpressão de títulos com cálculo de juros e multa automatizado, relatórios específicos e detalhados, tudo para que a sua administração seja mais leve e sem preocupações excessivas.
Com o sistema de gestão Magistech, você controla não só o financeiro, como também compras, vendas, estoque, entre outros setores da empresa. Quer saber mais? Agende uma demonstração e saiba como podemos otimizar a sua gestão.
por Magistech | ago 26, 2020 | Uncategorized
O preço pago ao produtor do leite na Média Brasil, calculada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), subiu 29,2% no acumulado de janeiro a julho de 2020. O valor do litro chegou perto de R$ 1,76, o segundo mais alto de toda a série histórica da entidade. Para agosto deste ano, pesquisadores estimam alta de 10% em relação a julho, beirando R$ 1,95 por litro e ultrapassando com folga o recorde histórico registrado em agosto de 2016, quando atingiu R$ 1,78.
A pesquisadora do Cepea Natália Grigol lembra que a cadeia do leite no Brasil volúvel aos acontecimentos do mercado interno. Assim, no início da pandemia da Covid-19, as incertezas econômicas oriundas do isolamento social e da parada dos serviços de alimentação mexeram com a organização da cadeia do setor. De acordo com ela, a indústria diminuiu bastante as compras e causou desvalorização dos preços pagos ao produtor. Além disso, as condições climáticas nesta entressafra não favoreceram a produção.
Sem grandes volumes de leite sendo produzidos e com a manutenção do consumo, em virtude do auxílio emergencial do governo federal, os estoques ficaram pequenos. “Agora, as indústrias estão disputando a matéria-prima e, consequentemente, remunerando melhor o produtor”, diz.
Outro sinal de que os preços pagos ao pecuarista devem melhorar é o mercado spot — leite comercializado entre indústrias — que vêm subindo a cada quinzena e já registrou boa valorização no decorrer de agosto, segundo Natália.
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Tendência do mercado lácteo
A pesquisa afirma preços em patamares elevados estimulam o produtor, porém, o período de cotações baixas gerou diminuição do investimento. Somado aos valores altos dos grãos e às condições climáticas adversas, isso traz dificuldade de resposta rápida por parte do pecuarista.
A projeção da pesquisadora é de que, nos próximos meses, o preço pago ao produtor possa se manter estável nesses patamares altos, ainda que o pico sazonal seja em agosto. De acordo ela, as projeções dependem do ritmo do consumo e da capacidade da indústria de repassar os preços aos consumidores.
Fonte: Canal Rural
por Magistech | ago 25, 2020 | Uncategorized
Atualmente, empresas de diferentes segmentos estão fazendo uso do ERP na gestão. Dentre elas, a área do agronegócio está crescendo a cada dia que passa, além do mais, sua influência junto à economia brasileira vem se fortalecendo com muita frequência.
De acordo com o levantamento realizado pelo IBGE, o setor responde por 6,2% do PIB no acumulado nos últimos quatro trimestres. Apesar de ter ótimos resultados, o agronegócio no Brasil ainda precisa enfrentar o seu maior adversário, que nada mais é que o crescimento de forma sustentável.
Já o Sebrae Agronegócios, por meio de uma pesquisa, aponta que o uso da tecnologia no campo é principiante, ou seja, as fazendas estão começando a adotar a nova técnica.
Os dados do Sebrae mostram que 52,9% dos gestores rurais afirmam não fazerem uso da internet móvel por falta de provedor ou sinal em suas cidades.
Já em relação à gestão, somente 0,7% desses produtores utilizam ferramentas de gestão. No entanto, mais da metade deles disseram que adotariam em suas empresas caso houvesse a disponibilidade.
Vantagens do ERP Agronegócios nas fazendas
O sistema de gestão ERP é um software que permite a integração entre diversos setores de uma instituição de agronegócio. Além disso, ajuda o gestor a suprir todas as necessidades relacionadas ao controle operacional nas inúmeras tarefas agrícolas.
Uma das grandes vantagens do ERP é que ele é totalmente constituído por diferentes módulos, o que permite ao gestor investir de acordo com suas principais prioridades e, aos poucos, pode ir adquirindo outros conforme as necessidades surgirem, e ainda auxilia com precisão em todo o sistema de agronegócio. Quanto às vantagens do ERP, podemos citar algumas:
Estoque
O sistema de gestão ERP nesse setor permite total controle desde a separação ao empacotamento, entrega e faturamento. Isso é possível devido à integração dos coletores de dados, e, assim, as movimentações dos materiais tornam-se mais aceleradas.
Vendas
O software permite ao empresário maior acompanhamento das vendas, ainda contribui na atribuição dos valores dos produtos, cria relatórios referentes às compras, entre outros.
Redução de custos
Por meio do ERP, serão reduzidos custos, como novos contratos de trabalhos, papéis, energia, novos equipamentos, manutenção e outros mais. Sem contar que a sua empresa rural terá uma gestão mais eficiente e de qualidade, além de permitir uma rentabilidade maior em relação aos lucros.
Tomada de decisão mais assertiva
Ao investir em um sistema de gestão ERP, o empresário perceberá que além das vantagens e benefícios que o módulo oferece, ele também torna mais fácil para o gestor a tomada de decisão. Isso acontece devido ao sistema contar com funções que criam relatórios com todos as informações precisas.
Nesse post foram apresentadas somente algumas das principais vantagens do ERP. Caso a sua empresa rural ainda não conte com essa solução, essa é uma ótima oportunidade para a sua adesão, a fim de tornar todos os processos do seu agronegócio mais eficientes.
A Magistech é uma empresa especializada em implantação de sistema de gestão para empresas de diversos portes e segmentos. Dentre as diferentes soluções tecnológicas, a instituição conta também com o ERP Agronegócio voltado para empresa rural.
por Magistech | ago 24, 2020 | Uncategorized
O Brasil tem hoje um sistema tributário complexo, que envolve a cobrança de impostos municipais, estaduais e federais. O modelo, questionado há anos por empreendedores e pelo próprio governo, passa nesse momento pela possibilidade de revisão, com a reforma tributária sendo discutida no Congresso Nacional.
Contudo, as propostas da Reforma Tributária tem vantagens e desvantagens, agradam a alguns negócios, desagradam a outros. A discussão promete ser longa e enquanto não segue para votação, as empresas brasileiras seguem com sua prestação de contas ao Fisco, em obediência à legislação atual. Uma dessas leis é a que trata do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
O que é o SPED?
O Sped ou Sistema Público de Escrituração Digital é um instrumento que unifica, digitalmente, os arquivos de escrituração contábil e fiscal que as empresas devem enviar à Receita.
Em resumo, é uma ferramenta tecnológica para envio e arquivamento dos livros e documentos fiscais exigidos das pessoas jurídicas.
Como enviar o SPED
O SPED é gerado pela própria empresa, com informações extraídas de seu sistema contábil. O arquivo pode ser enviado de duas maneiras: digitando as informações diretamente nos campos disponíveis dentro do Sistema de Escrituração, o que gera uma espécie de espelho de cada um de seus registros contábeis.
Por outro lado, existe uma maneira bem mais simples e ágil. A empresa que possui um sistema automatizado de gestão empresarial, pode gerar o arquivo no formato especificado pela Receita e importar para dentro do SPED. Isso fica ainda mais fácil para quem utiliza um ERP, que normalmente já vem parametrizado de acordo com os padrões da Receita Federal.
Assim, uma vez enviado, o arquivo é assinado digitalmente e passa por uma verificação de validade. Caso aconteçam erros, é possível retificar dentro de um prazo que chega a cinco anos e permite às empresas aproveitar algumas oportunidades, como possíveis recuperações de créditos tributários.
Quais são as vantagens do SPED?
Do ponto de vista dos governos federais, estaduais e municipais, a principal vantagem do SPED é a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais. Isso traz mais segurança sobre as informações enviadas pelas empresas, reduz a possibilidade de sonegação e facilita processos de auditoria, pois todos os arquivos ficam armazenados digitalmente.
Da mesma forma, para as empresas, o SPED traz mais segurança nos processos tributários, permite fazer o resgate de créditos (quando possível) e elimina a geração de arquivos em papel. A recuperação tributária, quando bem acompanhada, pode ter um impacto significativo para o caixa da empresa.
Quais são os tipos de SPED?
Existem quatro tipos básicos de arquivos eletrônicos que são transmitidos pelo SPED. Eles variam de acordo com o regime tributário adotado pela empresa. O processo de validação e envio é o mesmo. O que varia é o tipo e o nível de detalhamento dos dados.
SPED Contábil
Também denominado de Escrituração Contábil Digital (ECD) é um conjunto de documentos contábeis que inclui o envio dos seguintes livros (se houver): Diário e seus auxiliares; Razão e seus auxiliares; Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento.
São obrigadas a declarar:
- empresas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;
- empresas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem lucros sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF);
- empresas imunes e isentas que tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições;
- Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros auxiliares do sócio ostensivo.
As empresas possuem até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira a escrituração.
SPED Contábil/Fiscal
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) corresponde à Declaração de Imposto de Renda para pessoas jurídicas. São obrigadas a declarar todas as empresas, inclusive imunes e isentas, sejam elas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido.
Estão isentas de fazer a declaração:
- Empresas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional);
- Órgãos públicos, autarquias e fundações públicas;
- Empresas inativas.
O prazo para essa Escrituração é o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração.
SPED Contribuições
É obrigatório para empresas que contribuem para o PIS / Pasep (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e contribuição previdenciária incidente sobre a receita.
O arquivo específico é chamado EFD Contribuições e deve conter o registro dos seguintes documentos fiscais:
- Faturamento mensal, ou seja, todas as receitas brutas de vendas de bens e serviços, independente da classificação contábil;
- Despesas com aquisições de bens para revenda, bens e serviços utilizados como insumos e demais custos, despesas e encargos, sujeitas à incidência e apuração de créditos próprios do regime não-cumulativo;
- Valores de impostos retidos na fonte em cada período, outras deduções utilizadas.
As empresas têm até o 10.º dia útil do 2.º mês subsequente como prazo final de envio da Escrituração.
SPED Fiscal
Deve ser gerado por empresas que contribuem para o ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ISS (Imposto sobre Serviços).
O arquivo é chamado EFD Fiscal e deve conter o registro dos seguintes documentos fiscais:
- Escrituração;
- Demonstrativos de apuração dos impostos IPI e ICMS de cada período de apuração;
- Outras informações de interesse econômico-fiscais.
Caso a empresa tenha filiais ou outras unidades, ela deve gear uma EFD Fiscal para cada estabelecimento, com todas as informações geradas no período de apuração. Além disso, os documentos fiscais que deram origem a escrituração precisam ser guardados.
Prazo: envio mensal.
ERP e SPED
Definitivamente, o cumprimento das chamadas Obrigações Acessórias consome uma parcela significativa de tempo das organizações. Isso porque muitas ainda fazem controles manuais ou inserem os dados diretamente na plataforma do SPED. Para reduzir esse desperdício de tempo, muitas empresas já usam o ERP, que gera todas as informações de maneira automática, na medida em que o negócio gira no dia a dia. Nos prazos especificados, basta gerar os arquivos no formato adequado, exportar e inserir no Sistema Público.
O uso do ERP, além da economia de tempo, permite à empresa ter maior assertividade na prestação de contas e fazer um acompanhamento mais próximo no que diz respeito à carga tributária. É possível simular cenários, acompanhar as oportunidades de aproveitamento de crédito e garantir o cumprimento das regras dos diferentes Estados e Municípios.
Em suma, o ERP é um grande aliado da área contábil e do próprio negócio, que pode manter sua governança e se beneficiar das oportunidades que o complexo sistema tributário brasileiro oferece.