Mercado Lácteo – confira os indicadores do preço do leite para abril

Mercado Lácteo – confira os indicadores do preço do leite para abril

O preço do leite ao produtor aumentou 2,5% em fevereiro, refletindo os estoque industriais relativamente baixos e produção limitada. O preço médio nacional foi de R$ 2,73 por litro, acumulando expressiva alta de 23,4% nos últimos 12 meses.

A relação de troca leite/mistura sofreu pequena melhora em relação a janeiro e se encontra mais favorável que em fevereiro dos últimos dois anos. Foram necessários 42,4 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura, contra 55,1 litros observados em fevereiro/22.

No varejo, o preço da cesta de lácteos quase não variou em março/23. Em 12 meses o aumento atinge 17,7%, muito superior à inflação brasileira, medida pelo IPCA, que registrou 4,7%.

 

Mercado Lácteo - confira os indicadores do preço do leite para abril

Mercado Lácteo - confira os indicadores do preço do leite para abril (2)

 

As importações brasileiras de leite alcançaram o equivalente a 203 milhões de litros em março/23, o que representa cerca de 10% da produção nacional de leite inspecionado. Em relação ao mesmo mês do ano passado, as importações foram bem superiores.

As exportações, por outro lado, sofreram queda na comparação com março do ano passado. O volume embarcado no último mês foi de apenas 5,1 milhões de litros-equivalentes.

Nos primeiros três meses de 2023, o déficit na balança comercial de lácteos foi de US$ 233 milhões, com volume equivalente de 484 milhões de litros de leite.

O preço internacional do leite em pó integral fechou o início de abril cotado a US$ 3.053/tonelada, indicando uma queda de 30% em relação a abril de 2022. Na mesma base de comparação, o leite em pó desnatado registrou recuo de 43%, comercializado a US$ 2.579/tonelada.

 

Fonte: Boletim Indicadores Leite e Derivados. Ano 14, nº 140 – Abril/2023

Entenda os benefícios de ter um Sistema Integrado de Gestão

Entenda os benefícios de ter um Sistema Integrado de Gestão

sistema integrado é a solução perfeita para empresas que enfrentam problemas e desafios diários com a gestão de operações, a execução de estratégias e o controle de resultados.

Um negócio é um ecossistema complexo composto de múltiplos colaboradores, ferramentas, processos e tarefas.

A coordenação harmonizada de todos esses elementos é a chave para o sucesso de empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Entretanto, realizar tudo isso de maneira manual e sem o auxílio da tecnologia é basicamente impossível.

A boa notícia é que existem sistemas de gestão que integram todas as pontas do seu negócio, conectando processos e dados de maneira eficiente e moderna.

O que é um sistema integrado? 

Um sistema integrado no gerenciamento de uma empresa ajuda a coordenar e otimizar o uso de recursos em todos os departamentos e funções da empresa.

Ele assegura que todos trabalhem para os mesmos objetivos e que as informações sejam compartilhadas efetivamente entre as diferentes partes da organização.

Além disso, um sistema integrado pode ajudar a automatizar algumas das tarefas envolvidas no gerenciamento de uma empresa, tornando-a mais eficiente e eficaz.

A ferramenta pode auxiliar uma organização a funcionar de forma mais suave e eficiente, levando a melhores resultados, ao conectar os vários departamentos, e simplificar o gerenciamento de processos, o controle de resultados e o mapeamento de dados.

Esse tipo de sistema é projetado para agilizar as operações da empresa, fornecendo uma plataforma única para todos os dados organizacionais.

Assim, permite que os funcionários acessem facilmente as informações que eles precisam, no momento em que precisam. Além disso, ajuda a melhorar a comunicação entre os departamentos e promover a colaboração.

 

Qual a finalidade do sistema integrado?

O principal objetivo de um sistema integrado é otimizar o uso de recursos em todos os departamentos e funções da empresa.

Ele também ajuda a garantir que todos estejam trabalhando para os mesmos objetivos, e que as informações sejam compartilhadas efetivamente entre as diferentes partes da organização.

Além disso, um sistema integrado pode ajudar a automatizar algumas das tarefas envolvidas na administração de um negócio, tornando-o mais eficiente.

Quais são os tipos de sistema integrado?

Existem diferentes tipos de sistemas integrados, cada um com seu próprio conjunto de características e capacidades.

O tipo mais comum é o sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP), que consolida todas as informações de diferentes departamentos e funções da empresa em um único sistema.

Outro tipo de sistema integrado é o sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), que ajuda as empresas a gerenciarem os dados de seus clientes.

Outros tipos de sistemas integrados incluem softwares de gerenciamento da cadeia de fornecimento (SCM), sistemas de recursos humanos (RH) e sistemas de inteligência de negócios (BI).

Quais são os benefícios do sistema de gestão integrada?

Potencializar a produtividade e melhorar a qualidade é o objetivo final da maioria dos negócios. Nesse sentido, o sistema de gestão integrada pode ajudar a otimizar a rotina produtiva e proporcionar uma melhor experiência do cliente.

Com uma tecnologia como apoio aos processos desenvolvidos ao longo de toda cadeia de valor de uma organização, os times podem tomar decisões mais embasadas capazes de gerar resultados positivos.

Entre os benefícios de aderir a esse sistema, podemos mencionar:

  • Ajuda a reduzir custos;
  • Mitiga o risco de erros;
  • Melhora a tomada de decisões;
  • Ajuda a melhorar a comunicação;
  • Ajuda a melhorar a satisfação do cliente;
  • Ajuda a melhorar a eficiência organizacional;
  • Aumenta a transparência e a responsabilidade;
  • Ajuda a garantir que todos estejam trabalhando para os mesmos objetivos;
  • Auxilia na automatização de algumas das tarefas envolvidas na gestão de um negócio;
  • As informações são compartilhadas efetivamente entre as diferentes partes da organização;
  • Ajuda a coordenar e otimizar o uso de recursos em todos os departamentos e funções da empresa.

Magis-Custos

 

Sistema integrado: exemplos de setores que podem se beneficiar da solução

Ainda em dúvida sobre a eficácia do sistema de gestão integrado? Trouxemos alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar em setores e empresas distintas. Confira!

Logística

Um sistema integrado de estoque pode ajudar as empresas de logística integrando vários processos de gerenciamento em uma única plataforma. Isto pode ajudar a agilizar as operações e melhorar a eficiência das entregas.

Por exemplo, a solução auxilia na missão de rastrear os níveis de estoque, coordenar pedidos e gerenciar cronogramas de embarque.

Ao ter todas essas informações em um único lugar, as empresas podem facilmente acompanhar seu inventário e garantir que os pedidos sejam preenchidos em tempo hábil.

Além disso, a plataforma reduz custos por meio da automatização de várias tarefas e elimina a necessidade de entrada manual de dados.

Setor financeiro e contábil

O setor financeiro e contábil é um dos mais importantes em qualquer empresa.

Seu principal objetivo é controlar as despesas, receitas e ativos a fim de atingir as metas financeiras estabelecidas pela organização.

Por esta razão, este setor deve ter um sistema integrado de administração financeira que lhe permita otimizar seus processos e procedimentos, bem como racionalizar suas operações e melhorar sua eficiência.

Por exemplo, ele pode ajudar a otimizar processos financeiros e reduzir custos. Como resultado, toda a organização pode funcionar de forma mais suave e eficiente, mitigando a chance de erros, o que possibilita uma gestão mais estável.

Área comercial

A fim de maximizar a eficiência, muitas empresas estão adotando um sistema integrado comercial para aprimorar seus processos de vendas.

Por exemplo, se o departamento comercial precisa fazer um pedido ao chão de fábrica, eles podem fazê-lo diretamente através do software. É algo que pode ajudar a reduzir a confusão e evitar atrasos.

Além disso, o sistema pode fornecer dados valiosos que podem ser usados para melhorar a tomada de decisões.

Por exemplo, se a equipe de vendas perceber que certos produtos estão vendendo melhor do que outros, eles podem usar esta informação para ajustar seus níveis de estoque de acordo.

Agroindústria

Na agricultura, como em qualquer negócio, eficiência e lucratividade dependem do sucesso da gestão de muitos processos complexos.

Um sistema agroindustrial integrado pode ser uma ferramenta valiosa para os agronegócios, fornecendo uma estrutura para identificar e resolver problemas potenciais antes que eles ocorram.

A abordagem desse tipo de tecnologia também pode ajudar o agronegócio a melhorar a comunicação e a colaboração entre os diferentes departamentos e funcionários, bem como auxiliar no desenvolvimento e implementação de melhores práticas de segurança, controle de qualidade e gestão ambiental.

Ao racionalizar as operações e promover a melhoria contínua, um sistema do tipo pode ajudar o agronegócio a atingir suas metas e objetivos.

 

Demonstração

O que um bom sistema de gerenciamento integrado deve ter?

Um bom sistema de gestão integrada de gerenciamento de negócios pode fazer toda a diferença para uma empresa.

Ao integrar todas as funções essenciais do negócio em um sistema, ele pode economizar tempo e dinheiro para a organização. Além disso, a ferramenta deve ser capaz de fornecer relatórios e ferramentas analíticas para ajudar na tomada de decisão.

Em específico, falamos de uma solução capaz de otimizar a produtividade de vários setores de uma só vez.

É uma forma de capacitar seu planejamento estratégico e a capacidade operacional das diferentes equipes envolvidas na cadeia de valor do negócio.

Outro ponto é que o sistema de gestão integrada deve contar com recursos para monitorar indicadores e resultados, de modo a simplificar a identificação de problemas e oportunidades de melhoria.

 

Sistemas de gestão da Magistech

Você sabia que a Magistech tem um dos melhores sistema integrado de gestão de laticínios e agropecuárias do mercado?

Ou seja, nossas soluções podem integrar todos os setores do seu negócio, automatizar vários processos e simplificar a execução do planejamento estratégico.

O melhor? Nossos sistemas são compostos de funcionalidades que podem ser adicionados conforme as necessidades do seu negócio e o seu segmento de atuação.

Confira recursos, diferenciais e todo potencial tecnológico dos sistema de gestão da Magistech!

Conclusão

Um sistema de gestão integrada é uma ferramenta que pode ser usada para gerenciar todos os aspectos de uma operação de negócios.

Ele permite que as empresas simplifiquem seus processos e melhorem a eficiência geral.

Por isso, são tão essenciais para os negócios hoje em dia. Sua empresa já conta com uma solução completa para orquestrar todos os setores da operação? Então, conte com as tecnologias Magistech!

CILeite: preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023

CILeite: preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023

Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista ficaram estáveis ao longo de fevereiro, apesar da alta em relação a janeiro. A principal elevação sobre janeiro ocorreu no leite UHT. No entanto, o enfraquecimento da demanda e o elevado volume de importações nos meses de janeiro e fevereiro acabou segurando os preços nas últimas semanas. A cotação do leite no mercado Spot registrou queda na segunda quinzena de fevereiro e também no início de março, piorando as expectativas. As preocupações aumentaram internamente, já que o consumo não reage e a previsão de importações elevadas nos próximos meses poderá dificultar novos repasses de preços.

 

CILeite: preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023

 

Conseleites indicam alta nos preços

Em fevereiro/23, o preço do leite pago ao produtor referente ao leite de janeiro registrou elevação. Para o pagamento de março, os Conseleites indicaram movimentos de alta, em linha com o ocorrido no mercado atacadista na comparação de janeiro para fevereiro. A maior elevação observada no Conseleite ocorreu no Paraná.

 

Preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023 (5)

 

Mercado pecuário tem queda acentuada em fevereiro

No mercado pecuário, um animal com sintomas de EEB (doença da vaca louca) em uma propriedade no Pará causou queda acentuada nos preços do boi gordo. O acordo comercial com a China suspende as exportações de carne bovina diante de tal evento, sejam eles casos típicos ou atípicos. A última vez que isso ocorreu foi em 2021 e demorou 100 dias para a reabertura do mercado. No milho, apesar do atraso no plantio da safrinha, o preço interno seguiu relativamente estável. A oleaginosa registrou valorização ao longo do mês, devidos a perdas mais acentuadas na Argentina e atraso na colheita brasileira.

 

Preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023 (4)

 

Boletim CILeite: preço do leite para fevereiro de 2023

Boletim CILeite: preço do leite para fevereiro de 2023

O preço do leite ao produtor recuou 0,3% no pagamento realizado em janeiro, refletindo aumento da produção e maior importação de lácteos. O preço médio nacional foi de R$ 2,52 por litro, acumulando alta de 19,5% nos últimos 12 meses.

A relação de troca leite/mistura piorou para o pecuarista pelo quinto mês consecutivo, mas ainda se encontra mais favorável que em janeiro dos últimos dois anos. Foram necessários 46,7 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura, contra 55,2 litros observados em janeiro/22.

No varejo, o preço da cesta de lácteos ficou relativamente estável em janeiro. Em 12 meses, no entanto, houve um aumento de 21,4%, enquanto a inflação brasileira, medida pelo IPCA, subiu 5,8%.

 

 

As importações brasileiras de leite tiveram leve aumento e alcançaram o equivalente a 152 milhões de litros em janeiro/23, subindo 2,7% sobre dezembro/22. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o volume foi significativamente superior.

As exportações, por outro lado, tiveram forte queda na comparação com janeiro do ano passado. O volume embarcado no último mês foi de apenas 5,3 milhões de litros-equivalentes.

No primeiro mês de 2023, o déficit na balança comercial de lácteos foi de US$ 70 milhões, com volume equivalente de 146 milhões de litros de leite.

O preço internacional do leite em pó integral sofreu nova queda em janeiro, cotado a US$ 3.213/ tonelada. O preço do leite em pó desnatado seguiu a mesma tendência, fechando janeiro em US$ 2.840/ tonelada.

 

Boletim CILeite preço do leite para fevereiro de 2023 3

 

Fonte: Boletim do Centro de Inteligência do Leite (CILeite) om Indicadores do Mercado de Leite e Derivados  – Fevereiro de 2023

E-commerce B2B: entenda os benefícios que ele pode trazer para indústrias

E-commerce B2B: entenda os benefícios que ele pode trazer para indústrias

Nos últimos dois anos, vender produtos online também passou a ser uma necessidade para indústrias e distribuidores, fazendo com que os números do e-commerce B2B disparassem.

Para se ter uma ideia, somente em 2020, essa modalidade de vendas apresentou um crescimento de 73,88%. As estatísticas não nos deixam mentir: essa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, é fundamental que ela esteja no radar das empresas B2B que desejam crescer no mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse, que é um dos modelos de negócio mais versáteis da atualidade, chegou o momento de se atualizar.

O que é e-commerce B2B?

O e-commerce se divide em alguns tipos diferentes e é aí que entra o e-commerce B2B – sigla que vem do termo “Business to Bussiness” ou “Empresas para empresas”, em português.

Quando companhias que vendem diretamente para outras empresas comercializam seus produtos ou serviços por meio de um canal online específico, esse modelo de negócio se enquadra nesta categoria.

Portanto, o e-commerce B2B nada mais é do que a venda de bens ou serviços entre empresas por meio de um sistema de pedidos online.

Vale pontuar que, além do e-commerce B2B, há outra modalidade que também se destaca bastante no mercado: o e-commerce B2C.

A sigla B2C vem da palavra “Business to Consumer” ou, em português, “Empresa para Consumidor”. Ela se refere, portanto, a empresas que vendem produtos e serviços diretamente para o consumidor final, como supermercados e lojas de roupas.

 

Quais as vantagens de ter um e-commerce B2B?

Em primeiro lugar, essa adesão significativa tem uma relação direta com a mudança de comportamento do consumidor. Grande parte dos brasileiros já preferem comprar online, o que também é válido no universo corporativo.

Mas não é só isso. Veja, abaixo, outras oportunidades que o e-commerce B2B pode proporcionar para a sua empresa e como ele pode ajudar sua equipe a vender mais:

Fim das barreiras geográficas

Com a ajuda da web, você pode vender para pessoas de praticamente qualquer lugar. Afinal, não existe limite geográfico no virtual.

Isso significa que sua empresa pode aumentar o campo de atuação, comercializando produtos em locais/regiões onde a força de vendas normalmente não atua.

 

Atendimento 24h

Uma das grandes vantagens do e-commerce B2B, sem sombra de dúvidas, é a disponibilidade: na internet, sua loja fica ativa 24 horas por dia, sete dias por semana, sem que haja a necessidade de ter um vendedor disponível para atender os clientes em tempo real.

 

Maior visibilidade do processo

Com o e-commerce B2B é possível monitorar e ter maior visibilidade das etapas dos pedidos, a partir da venda até a entrega da mercadoria.

Vale lembrar que essas informações também ficam disponíveis para o cliente, reduzindo assim as interações por e-mail, telefone e whatsapp, a fim de consultar o status da compra.

 

Clientes satisfeitos

Parte das vantagens proporcionadas pelo e-commerce B2B tem como objetivo entregar uma boa experiência de compras aos consumidores, além de mais autonomia e flexibilidade.

Por isso, essa modalidade de negócio também é sinônimo de clientes fidelizados, relações comerciais duradouras e maior volume de vendas.

Conheça a plataforma Magis Vendas Web

A escolha de uma boa plataforma de ecommerce B2B é uma etapa importante para quem deseja vender online.

Neste contexto, o Magis Vendas Web se destaca como uma ferramenta que foi desenvolvida para ajudar indústrias em três etapas principais da jornada de vendas B2B: aquisição de clientes, vendas online e acompanhamento de resultados.

Com a plataforma, indústrias podem promover seus produtos pela internet, além de venderem mais atuando em lugares e horários onde a equipe comercial normalmente não atua. 

Para ver na prática como nossa plataforma funciona, solicite uma demonstração agora mesmo e veja como podemos ajudar o seu negócio crescer no digital!

Leite: preço pago ao produtor recua 0,3% em janeiro

Leite: preço pago ao produtor recua 0,3% em janeiro

O preço do leite captado em dezembro e pago aos produtores neste mês de janeiro se manteve praticamente estável na “Média Brasil” líquida do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O valor foi de R$ 2,5214/litro, recuo de 0,3% ante o mês anterior.

“Apesar disso, a média deste mês ainda ficou 13,7% acima da registrada em janeiro/22, em termos reais, sendo também a maior para um mês de janeiro, considerando-se a série histórica do Cepea, iniciada em 2004 (os valores deflacionados pelo IPCA de dezembro/22)”, afirma o centro de estudos em nota.

“Vale ressaltar que os valores médios de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina registraram quedas menores que 1%, enquanto os de São Paulo e de Bahia apresentaram recuos acima de 2%. Por outro lado, as médias em Goiás e no Rio Grande do Sul avançaram, mas as variações estiveram abaixo de 1%”, afirma o centro. O Cepea avalia que os preços ao produtor podem registrar altas a partir deste mês, com menor produção.

 

 

ERP para laticínios

 

 

Leite UHT e muçarela

Conforme o Cepea, a desaceleração no movimento de queda do preço campo (que ocorre desde setembro) pode ser explicada pelo momento de transição observada em dezembro: “de um lado, a demanda na ponta final da cadeia se manteve enfraquecida e pressionou as cotações dos lácteos; mas, de outro, a captação ficou mais limitada”.

De novembro para dezembro, os preços médios negociados pelo leite UHT e pela muçarela entre indústrias e canais de distribuição no estado de São Paulo caíram 7,2% e 6,2%, respectivamente. A demanda seguiu fraca, o que pressionou as cotações.

“O clima mais adverso e o estreitamento das margens dos produtores são fatores que explicam esse cenário” — Cepea

“Já em relação à oferta, a entressafra no Sul do País avançou, e a produção não cresceu como esperado no Sudeste e Centro-Oeste. O clima mais adverso e o estreitamento das margens dos produtores são fatores que explicam esse cenário”, disse o Cepea.

O índice do Cepea

O Índice de Captação Leiteira do Cepea (ICAP-L) recuou 0,15% de novembro para dezembro na Média Brasil. Nos Estados do Sul, a retração média foi de 2%, ao passo que nos Estados do Sudeste e Centro-Oeste a alta foi de apenas 1%. “Agentes de mercado relataram que a concorrência por fornecedores voltou a crescer. Nesse contexto, a estratégia das empresas sobre a precificação do produtor em dezembro foi mais heterogênea, tanto na intensidade do repasse da queda quanto no diferencial praticado em relação às faixas de produção.”

 

Fonte: Canal Rural