por Magistech | mar 27, 2020 | Uncategorized
Ter o menor prazo de entrega possível com o menor custo pode ser um diferencial e tanto para a sua empresa. Mas como conseguir isso? Como otimizar rotas sem abrir mão da qualidade do serviço?
Neste post, vamos falar como o planejamento de rotas pode melhorar a sua logística e otimizar os resultados dos seu processo de entrega, além de claro, reduzir custos.
O que é planajamento de rotas?
O planejamento de rota é uma otimização da definição dos itinerários. Existem muitos caminhos que podem ser feitos na hora de criar as rotas de entrega. E cabe à roteirização fazer o estudo de qual o melhor caminho. Essa otimização de rota geralmente leva em consideração diversos pontos relevantes e não somente a distância entre dois pontos. Por exemplo: quantidade e capacidade dos veículos, quantidade de pedidos, custos, janelas de atendimento, restrições de locais de entrega, etc.
Quais os benefícios do planejamento de rota para a minha empresa?
A implantação do planejamento de rota, além de otimizar processos, também otimiza a estratégia da sua empresa. Isso porque haverá uma razão para estar fazendo as entregas daquela forma e não somente será entregue apenas por entregar. Abaixo, trouxemos algumas das vantagens:
- Garantia de entregas mais rápidas;
- Aumento da capacidade de entregas diárias sem oneração de custo;
- Maximização da taxa de ocupação e utilização dos veículos;
- Racionalização de uso da mão-de-obra (redução de horas extras e controle da jornada de trabalho dos motoristas – Lei do motorista);
- Economia de combustível e demais custos variáveis com veículos (consumo de pneu, óleo, manutenção);
- Controle amplo do processo inteiro de carga e descarga.
Por todos estes motivos é que automatizar o processo calculando as melhores rotas, é um recurso adotado por empresas que buscam se manter cada vez mais competitivas no mercado. E com a tecnologia, ficou ainda mais fácil implantar esse processo de roteirização.
Planejamento através da tecnologia: como funcionam os softwares de otimização de rota
Com a tecnologia atual já é possível otimizar distâncias e tempo de veículos em rota de transporte e, consequentemente, reduzir custos com a manutenção de frota própria e melhorar o aproveitamento de veículos contratados. Tudo isso através de um único software!
A utilização de uma solução específica é capaz de reduzir drasticamente o tempo na programação e realização das entregas. Outra grande vantagem é a possibilidade de utilização dos seus controles de custos.
O App Magis Coleta possibilita que você tenha suas rotas de entrega planejadas automaticamente, considerando o menor custo, as regras e restrições de cada atividade de entrega e coleta. Clique aqui para visitar a página da solução e saber mais sobre o Magis Coleta.
Um diferencial da nossa solução é que ela conta com um app de entrega que mostra a rota e as atividades a serem realizadas pelo motorista. No aplicativo também é possível coletar a assinatura digital do recebedor e capturar a imagem de comprovantes e mercadorias entregues.
por Magistech | mar 26, 2020 | Uncategorized
Para evitar problemas de abastecimento, setor produtivo cobra garantias do governo federal, principalmente quanto à logística
A maior procura pelos consumidores nos supermercados tem aumentado o preço do leite e de produtos derivados. Enquanto isso, o setor pede garantias para que a produção não sofra problemas, em especial logísticos, diante da pandemia de coronavírus.
De acordo com Válter Galan, sócio do MilkPoint Mercado, consultoria especializada no mercado leiteiro, alguns produtos do segmento, como queijo muçarela, leite em pó em lata ou sachê e, principalmente, o leite UHT, registraram maior procura na última semana. O litro de leite UHT, por exemplo, subiu quase R$ 0,60, chegando a R$ 3, em média, nas prateleiras.
Segundo o consultor, a redução do fluxo de pessoas nas ruas, em quarentena para evitar a propagação do vírus, reduziu a demanda pelo queijo muçarela para o comércio, como bares, restaurantes e pizzarias. Por outro lado, o movimento foi compensado pelo aumento da procura nos supermercados, onde o muçarela representa 30% da venda de queijos.
No geral, explica Galan, os lácteos não tiveram uma demanda excessiva porque são produtos de consumo a curto prazo.
“No caso da muçarela, a alta não foi maior porque não é possível estocar como o leite. O mesmo ocorre com o iogurt, já que o armazenamento é feito por uma ou no máximo duas semanas em casa”, diz o analista, citando que a manteiga é outro item que tem sido mais procurado neste período de quarentena.
Preços no campo
Outro fator para a elevação dos preços é a valorização do produto no campo. Em fevereiro, o preço do leite pago ao produtor foi de R$ 1,4175 por litro, alta de 3,6% na comparação com janeiro, segundo indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP divulgado na semana passada. No ano, a valorização já soma 4,83%.
Entre os motivos para a elevação no valor, de acordo com o levantamento, estão o atraso das chuvas da primavera no Sudeste e no Centro-Oeste, a estiagem prolongada no Sul, a menor disponibilidade de milho, usado para ração animal, e o abate de matrizes, por conta do maior preço da carne.
Oscilação na indústria
A análise do Cepea apontou, ainda, que, entre 2 e 16 de março, os preços médios do UHT e da muçarela recebidos pelas indústrias em São Paulo tiveram alta acumulada de 2,1% e de 0,9%, respectivamente.
No entanto, as cotações do leite em pó caíram 2,5% da primeira para a segunda semana de março. “A grande dificuldade do setor está em conseguir, neste cenário de oferta restrita, fazer o repasse da alta da matéria-prima aos derivados”, cita a nota técnica.
Segundo Marcelo Martins, diretor-executivo da Viva Lácteos, entidade que reúne 39 dos principais fabricantes do país e soma 70% da produção do setor, o segmento tem acompanhado o ritmo da economia brasileira, com queda durante a crise iniciada ao final de 2014 e retomada da produção desde o último trimestre de 2019. 
A produção vinha em ascensão até 2014, quando chegou a 35 bilhões de litros. A partir de 2015, com o recuo de 3,55% no Produto Interno Bruto (PIB), o volume de leite caiu e só voltou a crescer em 2018, com 33,8 bilhões de litros. Ainda não há dados oficiais de 2019, mas a estimativa de analistas é de que a produção foi de 34,3 bilhões de litros, 500 milhões a mais do que no ano anterior.
No entanto, a preocupação com o impacto da paralisia adotada em decorrência do coronavírus cresce entre as empresas lácteas. Com a reversão na projeção de crescimento do país de elevação de 2,1% para uma estagnação ou queda de até 0,4%, o entendimento é que os consumidores tendem a diminuir a compra dos produtos.
Preocupação com logística
A exemplo dos produtores de grãos, a cadeia de lácteos teme ser prejudicada com a restrição da circulação de veículos durante a crise. A preocupação não é só com o deslocamento de mercadorias, mas também com o fornecimento de insumos, como combustíveis usados nos caminhões ou embalagens para os produtos.
Na sexta-feira (20/3), o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto definindo 35 atividades essenciais ao país, entre elas o fornecimento de combustíveis. O texto cita, ainda, “a disponibilização de insumos necessários ao funcionamento da cadeia produtiva”.
Mesmo assim, entidades do setor reiteram a necessidade de garantias à produção leiteira. Na segunda-feira (23/3), a Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite) pediu ao governo que se comprometa com a viabilidade da produção nas propriedades.
“Nos últimos dois dias, prefeitos de diversas cidades do país e governadores publicaram decretos obrigando o fechamento de fábricas, comércio e restrição de transporte, o que nos preocupou muito porque isso pode inviabilizar o funcionamento de nossa cadeia do leite”, afirmou a Abraleite.
“É muito importante a definição da essencialidade dos alimentos, com a garantia de que não haja interrupção da cadeia, para que os produtos cheguem ao consumidor”, ressalta Martins, da Viva Lácteos.
Fonte: Globo Rural
por Magistech | mar 25, 2020 | Uncategorized
Você sabe o que é uma Base ERP e a sua diferência para o SAP?
No mundo corporativo há uma imensidão de siglas para descrever ações, processos e sistemas. É natural que, vez ou outra, alguém faça confusão entre tantas abreviações.Uma confusão comum é que acontece entre a compreensão de ERP e o sistema SAP. Sistemas de gestão com propostas distintas e cujos conceitos podem facilmente proporcionar o esclarecimento capaz de desfazer qualquer equívoco sobre suas funções ou mesmo seu significado.
SAP – Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados
A SAP é uma empresa de origem germânica, que teve início em 1972, através a iniciativa empreendedora de cinco engenheiros, ex-funcionários da IBM (International Business Machines), na cidade de Walldorf, Alemanha.
A SAP foi criada para desenvolver sistemas de dados para a gestão de empresas. O nome do sistema SAP é a abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, em alemão, que traduzido para o português como Sistema de Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.
De uma pequena empresa, em suas quatro décadas de história, a SAP cresceu a ponte de se tornar uma organização de atuação global, empregando quase 80 mil funcionários. Atualmente, a SAP lidera o mercado mundial de soluções para gestão empresarial.
O produto mais importante da empresa é seu sistema integrado de gestão empresarial o sistema SAP ERP, um software desenvolvido para unificar processos gerenciais
ERP – O sistema gerencial
O ERP gerencial e a base ERP são utilizados em larga escala em todo o mundo
Foi a própria SAP quem desenvolveu o conceito original do ERP (Enterprise Resource Planning) – Sistema Integrado de Gestão, uma tradução livre para a língua portuguesa que guarda relação estreita com o conceito do aplicativo, qual seja, uma solução sistêmica que integra e automatiza todos os processos desenvolvidos em uma organização empresarial.
Partindo deste conceito, o sistema ERP está mais para um método de gestão empresarial desenvolvido ao se tomar a padronização de normas para formar a unicidade de um mecanismo. Este mecanismo unificado pode ser a empresa inteira gerida uniformemente com base em uma base unificada de processamento de dados, ou há a possibilidade de empregar a metodologia sistêmica ERP de modulada, integrando os processos de um, ou alguns setores da empresa. A principal característica do ERP é que todos os aplicativos compartilham a mesma base de dados, capaz de executar múltiplas funções.
Com essa compreensão, o Sistema Integrado de Gestão (ERP) foi inicialmente desenvolvido pelo pioneirismo da SAP, tornando-se seu “carro chefe”. Contudo, a difusão desta metodologia propiciou que outras empresas desenvolvessem novos sistemas, por vezes, mais adequados a uma atividade específica, a uma empresa menor, ou mesmo em função de uma realidade econômica ou fiscal diferenciada. Assim, o sistema ERP é o mesmo que SAP, e desenvolvem a mesma função.
Uma gestão integrada
A gestão integrada dos processos de uma empresa não é fácil de ser desenvolvida sem que haja a automatização das informações. Por isso, o caminho é a contratação de um sistema ERP, que resultará na padronização dos processos, reduzindo etapas nos processos, gerando economia em escala, e garantindo maior controle na gestão e aumento na produtividade.
O sistema de gestão integrada Magistech
Por isso, ao decidir pela adoção de um sistema ERP, é fundamental escolher um aplicativo que seja adequado ao ramo de atividade, de uma empresa sólida e que tenha capacidade para oferecer treinamento para a equipe que vai utilizar o sistema, e um suporte técnico que responda em tempo às necessidades da organização.
A Magistech, formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais formados pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de ERP, e com inúmeros cases de sucesso, criaram uma solução completa para maior eficiência na gestão de processos de empresas de vários segmentos.
Para conhecer a solução integrada desenvolvida pela Magistech visite o website e veja como a experiência da Magistech pode contribuir para aprimorar os processos internos de sua empresa.
Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP Gerencial e base ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?
por Magistech | mar 25, 2020 | Uncategorized
Os avanços na área de tecnologia da informação estão transformando a dinâmica do mundo dos negócios, tornando as tarefas realizadas em escritórios cada vez mais rápidas e eficazes.
Seguindo essa linha de constante inovação e aprendizado, a Contabilidade 4.0 busca trazer essa tecnologia e suas vantagens para o setor de administração financeira de uma organização.
O que é a Contabilidade 4.0
A Contabilidade 4.0 é uma evolução da contabilidade tradicional para uma digital, na qual a Internet das Coisas (IoT), o marketing digital e os recursos de tecnologia da informação são utilizados para aprimorar os processos envolvidos em um escritório de contabilidade.
Assim, a Contabilidade 4.0 acompanha a evolução da Indústria 4.0, marcada pela automatização de processos, a utilização da nuvem para armazenamento de dados e a integração das áreas de uma organização por meio de softwares de gestão conectados à internet.
Aplicação da Contabilidade 4.0 nos processos empresariais
Para falar da aplicação dessa evolução da contabilidade nos processos empresariais, é necessário perceber que estes não envolvem só a organização financeira de uma empresa.
Isso deve-se ao fato de que, dentre as inúmeras vantagens oferecidas por essa mudança, também estão presentes uma ótima relação e comunicação com o cliente, além das estratégias de divulgação. Ainda está incluída uma nova forma de estruturar os procedimentos que envolvem o funcionamento de um escritório. Assim, pode-se elencar algumas das principais aplicações, que são:
- Migração de documentos em papel para documentos digitais, facilitando consultas e emissões;
- Utilização de canais de comunicação internos e com clientes, tais como chatbots, whatsapp, telegram, entre outros;
- Estratégias de marketing digital para promover o escritório;
- Utilização de softwares de gestão para integração de atividades gerenciais e financeiras.
Desafios da implementação da Contabilidade 4.
Uma mudança para a era digital em uma área tão importante como a contabilidade não chegaria sem seus desafios de implementação. Alguns dos principais desafios enfrentados pelos profissionais da área são:
Manter-se atualizado
O maior obstáculo a ser enfrentado aqui é a barreira do conhecimento, pois, como em qualquer área, o profissional contábil deve estar em uma busca constante por aprendizado, acompanhando as tendências de evolução do mercado.
Buscar capacitação
Da mesma forma que se manter atualizado sobre as inovações envolvendo a contabilidade é importante, capacitar-se é essencial para poder aplicar no escritório e aprender a lidar com as novas tecnologias.
Adaptar a comunicação
Adotar estratégias ágeis de comunicação interna e externa, utilizando os recursos digitais disponíveis, também pode ser uma dificuldade enfrentada inicialmente em um escritório.
Conscientizar a equipe
Por fim, não basta que apenas uma pessoa esteja adaptada aos processos da Contabilidade 4.0, toda a equipe deve estar pronta. Por isso, essa mudança deve passar por todo um processo de qualificação para o grupo de trabalho.
Relação da Contabilidade 4.0 com os sistemas de gestão
A Contabilidade 4.0 busca, então, otimizar os processos com a utilização das novas tecnologias, ligadas principalmente à internet e à automatização de processos. Com isso, como já citado nas aplicações, fazer uso de sistemas de gestão pode facilitar a implementação dessas mudanças.
O motivo é que softwares de gestão, como os sistemas de gestão ERP, são capazes de integrar diversos setores das organizações, incluindo as áreas operacionais, administrativas e financeiras. Com essa integração, torna-se muito mais fácil, por exemplo, a extração e importação de dados contábeis de uma empresa para a utilização do escritório.Assim, a utilização de sistemas de gestão ERP torna-se uma aliada na implementação da Contabilidade 4.0 nas empresas. Contar com sistemas de gestão personalizados proporciona vantagens ainda maiores nessa aplicação.
Dessa forma, a Magistech é uma empresa especializada que desenvolve sistemas de gestão ERP, como sua solução para a área de laticínios, que busca evitar fraudes e aumentar a confiabilidade dos registros por meio de solução de Tecnologia da Informação (TI).
por Magistech | mar 24, 2020 | Uncategorized
A decisão de adquirir um sistema de gestão para a sua empresa constitui uma tarefa complexa.
Existem diversos aspectos a serem considerados que vão muito além do investimento financeiro. Isso quer dizer que gestores devem basear sua decisão em fatores como a capacidade de atendimento da demanda, possibilidade de customização e a disponibilidade de um serviço de esclarecimento de dúvidas e solução de problemas.
Mas porque o suporte técnico é tão importante? Se você tem essa dúvida, não se preocupe! Listamos abaixo alguns pontos essenciais que irão te mostrar a importância do setor:
Favorece o processo de migração
Antes que a sua equipe possa usufruir de todos os benefícios oferecidos por uma nova ferramenta, é necessário iniciar o processo de migração. Sem o devido planejamento e cuidado, podem ocorrer imprevistos que afeta o cronograma de implementação.
Para evitar esse cenário, a equipe de suporte é responsável por conduzir testes e manter a integridade dos arquivos e registros. Isso acontece principalmente quando a empresa utiliza somente controles manuais, que estão sujeitos a erros e passa adotar uma ferramenta informatizada.
Contribui para a solução de problemas
O atendimento do suporte técnico do sistema é fundamental para fornecer solução rápida e ágil para possíveis problemas, evitando, assim, interrupção das atividades e atrasos no trabalho.
Mantém a ferramenta atualizada
Um dos principais motivos para investir nesse tipo de solução é a busca de eficiência em atividades relacionadas:
• ao controle contábil;
• a folha de pagamento;
• as transações de compra e venda;
• a apuração dos resultados financeiros.
Como podemos notar, os exemplos acima estão relacionados a atividades relacionadas a questões fiscais, contábeis e tributárias que estão sujeitas a penalidades legais em caso de erros. Por isso, é uma medida que garante o pagamento correto de obrigações e impostos.
Ajuda a orientar a equipe
Como dissemos anteriormente, um sistema deve ser capaz de atender diversos aspectos legais, especialmente nas exceções e diferenças de tributação entre os estados. Em outras palavras, sempre que há mudanças dessa natureza e a equipe de suporte técnico do sistema deve estar preparada para esclarecer dúvidas.
A realização de treinamentos também é uma prática adotada para introduzir as funções do programa, mostrando o seu funcionamento na prática.
Ajuda a identificar oportunidades de melhorias
Muitos dos aprimoramentos aplicados em sistemas ERP têm origem em demandas individuais dos clientes. Como o suporte técnico do sistema tem contato direto com clientes e usuários, é essencial valorizar as opiniões recebidas.
Por isso, a atenção ao feedback recebido pode se revelar uma fonte importante de ideias que melhoram o desempenho da gestão e ajudam na execução das tarefas do dia a dia. Esse é um conceito que beneficia tanto as empresas de sistemas como os usuários.
por Magistech | mar 23, 2020 | Uncategorized
A redução de custos dentro de uma empresa é um desafio para os gestores, demandando cuidados diários para que a empresa poupe mais e gaste menos. Para as indústrias, essa ação é essencial para que haja um crescimento dos negócios. Afinal, o cenário ideal para conquistar novos clientes é aumentar, de forma progressiva, a qualidade dos produtos e serviços, reduzindo o tempo e o custo de produção.
Dicas para reduzir os custos dentro da indústria
Mantenha a equipe capacitada
Contar com uma equipe capacitada é um diferencial para que exista uma redução de custos dentro da indústria. Mesmo dispondo de equipamentos de qualidade e boas ferramentas, a ausência de capacitação técnica pode comprometer todo o serviço realizado. Por esse motivo, é de extrema importância que a empresa invista, de forma periódica, na capacitação profissional, individual e coletiva de seus colaboradores.
Padronização dos processos
A padronização de processos é ideal para evitar erros e, caso eles aconteçam, saber exatamente onde ocorreu e por qual motivo. A falta de padrão nos processos dentro das indústrias é a maior causadora de falhas. Dito isso, é necessário manter procedimentos detalhados, guiando, dessa forma, os profissionais durante a execução de suas funções.
Confiabilidade
Com um sistema eficiente de indicadores, o índice de confiabilidade aumenta, que é um dos níveis mais importantes atualmente. Infelizmente, não são muitas as empresas e indústrias que alcançam um nível alto nesse quesito. Para isso, é necessário possuir linhas de produção altamente confiáveis, contendo uma quantidade baixa de falhas, além de um sistema de manutenção rápido.
Custos com manutenção
A manutenção de um equipamento é um processo complicado e que demanda tempo na maioria das vezes, resultando, dessa forma, na pausa ou redução da produção. Pensando nisso, a empresa precisa se atentar para as manutenções preventivas, realizando um planejamento para que ela aconteça. O controle de manutenção é um dos pontos que leva à redução dos custos de uma indústria.
Compartilhe linhas de produção
Em indústrias grandes, a diversidade de peças que são produzidas para um mesmo produto final é maior. Nessa situação, é normal se deparar com diferentes linhas de produção que usam equipamentos iguais para mais de uma finalidade. Com isso, torna-se viável o compartilhamento das linhas de produção, se mostrando uma estratégia em torno da redução de custos.
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Sistema ERP
Atividades de produção, atendimento ao cliente, planejamento estratégico e controle de estoque, por exemplo, demandam um gerenciamento eficiente. O sistema ERP torna possível a visualização de todos esses processos de maneira clara, mostrando as informações de cada área individualmente em tempo real. Eliminando os relatórios que, normalmente, levam dias para serem produzidos.
Indústrias que adotam sistema ERP conseguem resolver questões de inventário, design da fábrica, engenharia de produção e outros processos de forma mais rápida, devido a uma maior visibilidade do problema e por saber exatamente quais processos o problema em questão está interferindo. Contar com esse sistema contribui de forma significativa com a redução de custos, devido à redução de falhas e rápida solução de problemas.
Desenvolva um sistema de ERP para a sua indústria na Magistech
Se o sistema de gestão de sua empresa não está mais atendendo às expectativas do seu negócio, o ideal é trocar por uma versão atual, como o sistema de gestão ERP da Magistech.
A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistema de gestão ERP para a Indústria de laticínios. A empresa tem como principal objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas feitas com a mais alta tecnologia, de acordo com as demandas e exigências que existem atualmente no mercado.